A miopia do networking

No dicionário é vista curta. E também "pouca ou nenhuma perspicácia para perceber e entender as coisas". Muitas vezes eu escutei de empreendedores alguns absurdos sobre networking, mas eu entendo hoje que eles não tinham a percepção correta sobre essa técnica, ferramenta, método. A miopia foi a explicação mais óbvia para mim

Eu me pergunto se todos já se deram conta do poder do networking. Eu me pergunto se pelo menos os empresários e empreendedores sabem o que é networking. Será?

As vezes acho que vivo em uma bolha. Networking é o meu dia-a-dia faz muito tempo, desde quando comecei a empreender, em 1992. Conhecer pessoas, construir relacionamentos, entregar valor. Com total apreço por pessoas, conhecer pessoas. Mas percebo que encontro alguns que ainda não compreendem isso.

Quando conto que passo uma manhã toda em um evento, em um encontro com empreendedores, vejo que alguns me olham torto. Como? A manhã toda? Não dá, preciso trabalhar!

Mas, como! E eu não trabalho? Não estou nesses encontros trabalhando? Sim, e como estou. E com certeza com expectativas muito maiores do que aqueles trancados dentro da empresa, atrás do computador. Ou mesmo aqueles que ainda visitando, numa manhã, um ou dois prospects. Eu estou construindo novas oportunidades em um encontro com 20, 30 ou até 50 outros empreendedores.

Um dia desses eu escutei de um empresário uma frase que representa bem essa miopia. Ele vende serviços para o governo, e entendia que nesses encontros não estava o seu perfil de cliente. Provavelmente o comprador para seus serviços seria um secretário municipal, ou um prefeito. Bom, provavelmente eles não são frequentadores de encontros de empreendedores. E isso é ter um olhar míope.

O que esse empresário enxerga (ou pouco enxerga) é apenas o contato direto de uma rede. Com quem vai se relacionar, vai descobrir oportunidades. Então limita suas oportunidades. O networking é muito mais amplo! Muito mais.

Nesse caso, eu mesmo conheço pelo menos um ou dois prefeitos, um ou dois secretários municipais e uma diretora de gabinete. Esse segundo nível no networking é muito mais poderoso! E é isso que esse empresário não percebeu. E por isso perdeu oportunidades.

Para quem realmente compreende o que é networking, já se beneficiou dele, compreenderá o que é essa miopia. Precisamos olhar de forma mais ampla para as redes, para as pessoas, e para a oportunidade aberta para primeiro ajudarmos, nos doarmos. Os resultados virão!

ExibirMinimizar
aci baixe o app