Café com ADM
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A Miopia das empresas na satisfação do Cliente!

Um artigo para reflexão sobre os Fatores críticos que levam as empresas a não ter foco no cliente e como melhorar o relacionamento empresa x cliente.

Se você perguntar para vários gestores: "Seu cliente está satisfeito com a empresa, os produtos e o atendimento?", qual seria a provável resposta deles?! Sim, nossos clientes estão satisfeitos!


Podemos até ter alguns problemas, mas a maiora esta satisfeita. Será mesmo que isso condiz com a realidade? Com raras exceções, a maioria das empresas acredita que os clientes estão satisfeitos com a empresa e seus produtos, mas a realidade passa bem longe deste imaginário.


Se voltarmos no tempo, em 1960 Theodore Levitt fez um artigo sobre miopia em marleting, revolucionando as escolas de marketing, neste artigo descrevia como as empresas tinham percepções erradas sobre os clientes e mostrou a importância da satisfação dos clientes, mais tarde acabou sendo intitulado como o pai do marketing. Após este fato muitas empresas renasceram com uma nova visão de mercado, mudando o foco antes no produto para o foco no cliente.

De 1960 até 2011 muita coisa mudou no marketing e ainda inúmeras empresas insistem em ser indiferentes com relação ao cliente, mantendo o foco no produto. Algumas ainda podem jurar de pé junto que investem muito dinheiro e tempo em marketing, mas a satisfação do cliente é um caminho diferente. A Tendência que prevalecerá em 2011 é a de investimento em relacionamento com os clientes, seja em mídia online, offline, redes sociais, a satisfação do cliente passa a ser um fator importantíssimo de sucesso para as empresas.


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