A mente das pessoas no Vale do Silício
A mente das pessoas no Vale do Silício

A mente das pessoas no Vale do Silício

O que essas pessoas buscam e quais são alguns desses pensamentos que fazem desse lugar tão especial?

Eis o lugar sagrado do empreendedorismo: praticamente todo mundo, seja ou não apaixonado pelo tema, já ouviu falar alguma coisa sobre o Vale do Silício. Mas o que faz esse lugar ser tão especial e ter se consagrado como tal foi a maneira como as pessoas agem frente ao empreendedorismo – e a consequência são as empresas que surgem e também acabam indo lá se desenvolver.

Você pode notar que na sua cidade, ou em outras à sua volta, podem existir alguns grandes empreendedores (e deve ter mesmo). Porém, a quantidade de grandes negócios no Vale, o surgimento e a atração de talentos é impressionante... Mas o que essas pessoas buscam e quais são alguns desses pensamentos que fazem desse lugar tão especial? Veja abaixo:

Testam tudo – as pessoas têm a ideia de já testar as soluções que criam para problemas reais o quanto antes, mas a questão é que não só a ideia é testada, tudo o que está em torno dela também é. Desde os diferentes canais de marketing, estilo de mensagem, cobrança, entrega, pós-venda... A cultura de aprender rapidamente já é enraizada, o que amplia a velocidade de aperfeiçoamento e criação dos negócios.

Empreender é natural – lá, dizer que está criando uma startup não é algo visto como diferente, é uma escolha normal da vida, admirada e respeitada. Por mais que em diversos lugares empreender sempre seja um risco e difícil, no Vale isso não é visto como algo tão distante das pessoas “normais”, mas sim próximo da realidade de cada um.

Efeito colaboração – no Vale, existe a ideia de as pessoas ajudarem umas às outras, de trocarem contatos, dicas e, principalmente, quem já conseguiu se dar um pouquinho melhor ainda tem um sentido de dever em ajudar outros a conseguirem também. A ideia de mais empreendedores é compartilhada por muito mais agentes do que o normal. Nessa linha, quase todos estão juntos.

Convidei o meu querido amigo e grande conhecedor do Vale do Silício – Andre Biachi – para contar um pouco mais desse mindset para vocês. Ele, que vai constantemente ao Vale em missões de negócio, tem três pontos importantes a destacar sobre os empreendedores de lá:

- Objetividade: têm muito claro quais são seus objetivos e evitam perder tempo com pontos irrelevantes.
- Comprometimento com entrega: se combinaram algo, eles entregam.
- Tolerância: em toda a região de SF e Vale, encontram-se pessoas de mais de 100 nacionalidades, cada uma trazendo um pouco de seu país, o que acaba trazendo uma riqueza cultural muito grande, além de tolerância a novas ideias, conceitos, credos dentre outros pontos.

A questão é que devemos, sim, prestar atenção em algumas lições que o Vale deixou, principalmente em relação ao ambiente agregador de se ajudar e criticar menos as falhas dos outros. Um ambiente mais colaborativo e incentivador seria incrível, obviamente combinado com nossas características especiais.

ExibirMinimizar
aci baixe o app