A marca e o mercado

Pode uma marca consolidada ter a garantia de sucesso vitalício?

A imensa quantidade de marcas no mercado (nas mais variadas áreas) por si só já denota grande esforço por parte do consumidor para que o mesmo possa decidir qual será sua escolhida. Em um universo muito variável de gostos, desejos e necessidades, cabe ao profissional de marketing (em conjunto com a direção de determinada empresa) desenvolver um planejamento estratégico atual e que, ao mesmo tempo, seja flexível para as mudanças corriqueiras que o mercado demanda.

Por vezes, é necessária “apenas” a manutenção da marca, fazer com que a mesma continue a ser bem vista aos olhos dos clientes/consumidores, certificando-se que continua a atender os anseios deste público. Por outro lado, temos também a prospecção, que – de acordo com estudos – demanda um maior investimento (cerca de 5 vezes mais em relação a “manter clientes antigos”. A propaganda exerce aí um papel fundamental para atrair os olhares tanto do mercado fiel quanto da possível nova clientela.

Um roteiro original, uma ideia bem trabalhada e que expresse a mensagem para determinado target pode cativar um público, e este passar a ver determinado produto/serviço que aquela empresa “x” oferece como um diferencial, algo que “salta os olhos”. Claro que manter e conseguir novos clientes são objetivos importantíssimos, mas, em caso de escolha, fidelização do cliente antigo é a melhor solução: e o melhor meio, é a propaganda.

“Podem as marcas garantir sucesso aos produtos indefinidamente?”
De forma alguma.

Claro que todo o histórico apresentado por uma empresa conta no quesito sucesso/confiabilidade, mas a qualidade dos produtos/serviços sofre mudanças naturais, acompanhando a própria evolução das relações humanas.

É de fundamental importância que os canais de comunicação, reciclagem de ideias, investimento na área da tecnologia, endomarketing e outros pontos estejam em constante atualização, acompanhando o ritmo da sociedade, pois o que foi sucesso no passado, pode não vir a ser no futuro.

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    Hertha Schwartz

    Hertha Schwartz

    Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós graduada em Comunicação Empresarial e cursando MBA em Marketing. Mídia de uma agência alagoana.
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