A linguagem corporal do líder natural
A linguagem corporal do líder natural

A linguagem corporal do líder natural

Algumas posturas fazem com que as pessoas sejam vistas como líderes, mesmo por aqueles que não pertencem ao time. Conheça algumas delas

Se você quer ser um bom líder, deve desenvolver uma série de características para ter sucesso neste papel. Você terá que trazer segurança para a equipe, através da comunicação de expectativas, feedback, resolver problemas e fazer acontecer; terá que entender e desenvolver os talentos dos membros do time, recompensar e dar exemplo; terá que desafiar o time a pensar, pedir conselhos a seus membros, fazer com que se sintam engajados.

Alguma novidade? Provavelmente, não! Existe um extenso material com dicas sobre a arte de liderar um time. De todas estas dicas, minha preferida é: saber a influência que possui! Líderes gostam de ser líderes, não pelo poder que têm, mas pelo impacto que podem causar em um ecossistema. Tive oportunidade de conhecer vários líderes e sempre fui fascinado por aqueles cuja simples presença é um momento quase mágico: são pessoas que preenchem o ambiente, seguras de si, de seu papel e da responsabilidade que têm. É o que se chama por aí de "postura de líder".

Sobre isso que vamos falar hoje. Mais do que características de dia-a-dia, vamos entender algumas posturas que vão te fazer transpirar segurança e fará com que as pessoas queiram ser lideradas por você.

Mantenha o contato visual e ouça

Ao falar com qualquer pessoa, seja quem for, mantenha o contato visual. Procure os olhos do seu interlocutor. Preste atenção na mensagem e vire-se totalmente para quem estiver falando, incline-se para sua direção. Isso faz com que as pessoas sintam-se valorizadas, únicas e especiais. Num mundo em que o maior dos problemas é a comunicação, demonstrar que você está verdadeiramente interessado com o que dizem, o fará ganhar muitos pontos.

Ocupe muito bem o espaço

Postura ereta, ombros pra trás e cabeça erguida demonstram auto confiança. Ficar em pé para falar com o time usando esta postura transmite a sua confiança para as pessoas. Trabalhe na expansão da sua postura. Isso não significa que você tem que dançar na frente do time, pelo contrário. Ficar de pé com os pés juntos e gestos econômicos podem passar a ideia de exitação. Deixe os pés separados e relaxe os joelhos; use gestos mais expansivos. Use as mãos em gestos convidativos.

Cuide do seu tom de voz

Pessoas com vozes agudas e altas são vistas como nervosas, com possibilidade de um certo descontrole. Segure o tom de voz e será visto como alguém confiável e com empatia.

Sorria e cuide das expressões faciais

O poder do sorriso é indiscutível! Quando você sorri para alguém, é um convite para este sorrir de volta. Expressões faciais são como espelhos, então, cuidado com a forma como quer ser recepcionado. Além disso, as expressões faciais desencadeiam sentimentos correspondentes.

Aperto de mãos e credibilidade

A forma como aperta a mão das pessoas transmite credibilidade: os firmes e olhando nos olhos sugerem segurança, confiança e os mais soltos transmitem apatia. Isso também vale para as mulheres, ao contrário do que se pensa! Treine um pouco a intensidade do cumprimento, afinal, você não quer quebrar a mão de ninguém!

Não use posturas de nervosismo

Tamborilar os dedos na mesa, mexer no cabelo, apertas e estalar as próprias mãos, manter os punhos fechados, sombrancelhas altas, balançar os pés ou piscar muito são algumas das posturas que demonstram nervosismo e falta de controle da situação. Quando se perceber repetindo umas destas posturas, pise firmemente no chão, abra as mãos sobre a mesa, respire e acalme-se.

Sente-se corretamente

Em reuniões, jamais afunde na cadeira, como se quisesse ser engolido por ela. Sente-se com as costas eretas, queira ser visto e esteja em destaque. Uma boa dica é encontrar uma cadeira mais alta, passando ideia de destaque.

Saiba ler a linguagem corporal

Quando uma pessoa toma uma postura defensiva (distancia-se ou cruza os braços), tente trazê-la de volta para uma postura mais relaxada e focada: faça-a inclinar-se para você, mostrando algo na tela, oferecendo um folheto. Use a linguagem corporal a seu favor e sempre tente fazer com que as pessoas usem uma linguagem mais relaxada.

Concluindo, para ser um bom líder, você deve entender a linguagem corporal. Deve saber usá-la a seu favor. Transpire segurança para que as pessoas sintam vontade de serem lideradas por você!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento