Café com ADM
#

A liberdade econômica

O que fazer quando ficamos presos economicamente a um emprego? Sentar e chorar pois somos incompetentes o bastante para não reagir?

Definitivamente o ser humano não foi feito para ser preso, mas para ser livre. A historia mostra o quanto lutamos por liberdade em qualquer região do planeta e em qualquer período histórico. Diversas lutas marcaram a busca por liberdade. No Brasil, obvio, não poderia ser diferente. Desde os indígenas que aqui viviam antes dos colonizadores, aos povos escravizados, prisão politica das ditaduras, enfim, sempre quando surge algo para prender o povo, basta que alguém levante e acenda o estopim para a liberdade. E a prisão econômica? O que fazer quando ficamos presos economicamente a um emprego? Sentar e chorar pois somos incompetentes o bastante para não reagir?

Muito se fala em concurso publico, bom emprego, sossego, ascensão profissional, mas pouco se fala em empreendedorismo e consequentemente liberdade econômica pois este sugere a ideia de uma necessidade de se trabalhar mais para se ter o sucesso almejado e superar expectativas. Alias, as expectativas que são geradas em torno de alguém em ascensão acaba por forcar o alcance por sucesso, mas vamos falar disso em uma outra ocasião, o que queremos mostrar aqui é o fato de que muitos conseguem passar a vida inteira presos a um emprego seja no setor publico ou no setor privado. Como esses seres humanos conseguem, não faco a menor ideia, sei que não estou conseguindo essa proeza! Não aguento mais isso, viver seguindo ordens, regras para isso, regras para aquilo e continuar a realizar os sonhos dos outros em prol de um salario fixo, estável, seguro.

Mas é o nosso sistema econômico, o capitalismo. O dono do capital detém o poder e as ferramentas para que trabalhes entre 40 e 44 horas semanais ( ou muito mais em alguns casos) para que tu tenhas “a benção” de realizar seus sonhos. As vezes tenho a impressão de que ninguém está nem ai para mudar nada, pois percebo que ter um emprego fixo é a maior burrice que já nos ensinaram, e vivemos presos, supostamente felizes, ignorantes levados pelo tempo por não termos tempo para pensar sobre tais questões, estamos ocupados demais realizando a sonho do “patrão” de comprar uma SW 4, zero quilômetros, e uma casinha no litoral. Que lindo!

Empreender mete medo na grande maioria da população, pois, como já falei, fomos ensinados a pensar assim desde o jardim de infância. Na geração de meus pais o sistema educacional era voltado para o ensino técnico fundamental, em virtude do regime ditatorial vigente, como consequência vemos que essa geração aprendeu direitinho a coisa de seguir ordens do superior sem questionar nada e não poder pensar por si só, salvo raras excessoes.

Mas o empreendedorismo é o caminho que vemos nos dias atuais para a liberdade almejada, somos supostamente livres para fazermos o que bem entendermos, então usemos essa liberdade para lutarmos pela real liberdade econômica. Estudemos, pois o conhecimento liberta e impede que sejamos alienados, e, como disse Maquiavel em O Príncipe, o povo sem cultura é mais fácil de ser dominado. Ate as Sagradas Escrituras registram esse fato acerca do conhecimento: “Meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséas 4:6). O que estas esperando para aprender algo novo e correr em busca dessa tal felicidade? Estou a dois passos do paraíso... vou chegar la! E você?

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.