A inteligência emocional na formação de profissionais de qualidade

A inteligência emocional é uma competência que todo ser humano possui, basta que saibamos usá-la em benefício de todos que nos cercam para que assim possamos adquirir sucesso, na vida pessoal e principalmente a profissional

A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento aos objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor).

A respeito da inteligência emocional existem estudos realizados por renomados psicólogos, como Daniel Goleman e Howard Gardner, autor do estudo das inteligências múltiplas, comprovando a existência de capacidades emocionais, que bem empregadas, podem mudar o rumo da vida das pessoas. Com esta descoberta, fica visível a possibilidade de grandes mudanças no que refere à administração moderna, pois ao mencionarmos este tipo de inteligência, estamos diretamente nos referindo ao mais importante capital de uma empresa, as pessoas.

Através do uso adequado da inteligência emocional se torna possível colocar em prática nas organizações algo antes desconhecido, que é extrair o melhor de nós mesmos e de cada pessoa envolvida, de maneira benéfica, uma vez que ao empregá-la, a possibilidade de existir uma equipe integrada e realizada é extremamente grande, o que gera produtos e serviços com alto padrão de qualidade. A própria definição desta inteligência já nos mostra o quanto ela é essencial para a vida como um todo, principalmente a profissional.

O dia a dia profissional nos coloca diante de situações de alta complexidade, pois exige que sejamos pessoas com capacidade de resolver problemas de maneira rápida e correta, lidar da melhor maneira com pessoas de diferentes personalidades e ainda com o futuro, algo incerto e que naturalmente nos traz insegurança, ou seja, devemos ser capazes de efetuar diariamente estas tarefas árduas e complexas emocionalmente. Os profissionais munidos de Inteligência emocional são altamente capazes de realizar as tarefas mencionadas acima, e ainda se relacionar com os demais com grande facilidade, pois esta inteligência é composta pelo desenvolvimento das capacidades intrapessoal e interpessoal.

A capacidade intrapessoal é aquela em que somos capazes de compreender a nós mesmos, o que nos possibilita saber quais sentimentos e atitudes exibir e quando devemos fazê-lo de maneira apropriada para cada situação e ainda agindo de acordo com nossos valores, sendo verdadeiros e respeitosos para com os demais. Já a capacidade interpessoal é aquela que nos permite compreender os sentimentos das pessoas que nos rodeiam, o que nos possibilita interagir de uma maneira proveitosa e saudável uns com os outros, reconhecendo o talento natural de cada um e o destinando para tarefas compatíveis com estes talentos, fato este que gera um profissional feliz, capaz de produzir mais e melhor, engajado no ideal da empresa, ou seja, aquele que “veste a camisa” verdadeiramente, trazendo prosperidade para si, a empresa e toda a equipe.

De pouca relevância é, se tornar um profissional pontual, brilhante intelectualmente e cheio de boas intenções, se não soubermos lidar com nossas emoções e ainda identificar as emoções das pessoas com as quais lidamos. É o controle deste conhecimento, a inteligência emocional, que dita quem terá sucesso ou não na vida profissional, esta se torna o principal motivo do sucesso profissional de qualquer pessoa.

Ser capaz de reconhecer as próprias emoções e dos que nos cercam e assim gerenciá-las é fundamental para mantermos um relacionamento construído em confiança, respeito e produtividade dentro das organizações. O mundo empresarial, cada dia mais inovador, necessita de profissionais que vão além do convencional, ou seja, aquele que oferece algo surpreendente. Isso somente é possível com a junção da técnica e a inteligência emocional aqui mencionada. Esta é a responsável, conforme mostra estudos, pela existência de empreendedores e líderes de sucesso, que conseguem o que normalmente seria impossível, mas que através do conhecimento intelectual e emocional se torna facilmente possível, levando estes profissionais a descoberta de “Oceanos Azuis”¹.

¹ Livro a Estratégia do Oceano Azul, onde diz que Oceano azul é no mundo empresarial, a descoberta de um produto e serviço inovador, que nunca antes foi apresentado ao consumidor.

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