A importância do SIG para as empresas

No mundo globalizado em que vivemos, onde a competitividade é acirrada entre todos os setores da economia e as empresas que formam esse cenário econômico e social buscam alguma forma que as permitam sobreviver e prosperar, torna-se fundamental dispor de meios que permitam aos gestores tomarem as atitudes necessárias para o alcance dos objetivos da organização, visando resultados positivos em termos de lucro

No mundo globalizado em que vivemos, onde a competitividade é acirrada entre todos os setores da economia e as empresas que formam esse cenário econômico e social buscam alguma forma que as permitam sobreviver e prosperar, torna-se fundamental dispor de meios que permitam aos gestores tomarem as atitudes necessárias para o alcance dos objetivos da organização, visando resultados positivos em termos de lucro.

Lendo um artigo que falava sobre o impacto das tecnologias nos negócios, executivos de todas as partes do mundo foram unânimes em dizer que “os desafios mais relevantes para as organizações nos próximos cinco anos eram adequar as informações, utilizando-as de forma acertada quando da tomada de decisão”. Ou seja, muitas empresas que encontram-se em dificuldades certamente não estão realizando os esforços necessários para responderem estratégicamente ao novo cenário mundial. Isso significa que a criação de valor para as empresas passará pela associação do uso efetivo das novas tecnologias e de novas estratégias para enfrentar a dinâmica da globalização.

Nesse sentido, o SIG (Sistemas de Informações Gerenciais) pode oferecer os subsídios necessários para o enfrentamento dos desafios presentes e futuros que impactam as organizações. Ele oferece muitas vantagens para as organizações, sendo a busca por resultados o vetor principal de sua existência. Deve ser implantado de cima para baixo na hierarquia organizacional, estratégica, tática e operacionalmente. Para sua implementação, exige competências técnicas daqueles que o utilizem para sua correta manipulação. A partir de um plano mestre, posicionando habilidades inerentes as atividades, identificando necessidades e tomando ações pertinentes a cada situação decorrente da organização.

O SIG deve ser entendido e estendido à todos, sempre com o apoio da alta direção, valorizando o fator humano através de indicadores que evidenciem informações adequadas e atualizadas constantemente que permitam um adequado plano de ação para atuar nas não conformidades. Nas fases do processo decisório, ele relaciona o custo-benefício e fortalece todos os setores da organização através do apoio generalizado de todos na busca dos objetivos da empresa.

Assim, o SIG mostra-se essencial por condicionar os meios necessários para a correta interpretação dos dados dos diversos setores da organização, compilando e transformando fragmentos em informações sólidas e úteis que geram conhecimento dos fatos e possibilitam uma adequada interpretação, calibrando a forma de decidir sobre determinado evento ou situação, permitindo a eficiência organizacional.

ExibirMinimizar
aci baixe o app