A importância do RH Estratégico

Muito se fala na importância de um RH estratégico, mas o que as empresas estão fazendo que isso se torne uma realidade?

Há muito tempo atrás o RH ou GP tem função decisiva na estratégia das empresas e cada vez mais as mais evoluídas agem neste sentido buscando valorizar e reter os seus talentos internos.

Infelizmente, estas empresas ainda representam uma minoria no mercado. Na grande maioria tem-se um belo discurso, mas nada além disso. Estas empresas ainda acreditam que folha de pagamento é unicamente custo e não estão dispostas a investir em treinamento e valorização de seus colaboradore sob a alegação de que custa muito caro. São empresas presas ao passado ou que ainda reconhecem a area de Recursos Humanos (RH) apenas como Departamento Pessoal (DP). Ainda não aprenderam que DP é braço da contabilidade e tem função meramente burocratica e rotineira e que RH trata diretamente do relacionamento humano entre a empresa e seus colaboradores.

O que os executivos (ou executores) precisam entender o mais rápido possível é que nenhuma empresa irá sobreviver com máquinas e instalações modernas e/ou tecnologias de ponta sem que alguém tenha motivação e capacidade técnica para operá-las e que esteja a todo momento se auto-desenvolvendo.

Outro fato comum na maioria das empresas e não dar a devida importância ao setor de RH tratando a área como um coadjuvante no processo. Esse comportamento vai minando as expectativas dos colaboradores que a cada dia percebem que a empresa está apenas preocupada com os seus resultados independentemente do grau de sacrifício que exige.

Temos que parar de tratar pessoas como objetos. Precisamos aprender que sem pessoas as empresas não produzem, não vendem, não abrem. Costumo dizer em minhas palestras que mão de obra é mais importante do que executivos. Sem a mão de obra a sua empresa para, sem seus executivos não.

Para você que é ou está se formando em administração indico a especialização em Gestão de Pessoas. Os melhores administradores da história não administravam processos, mas sabiam como gerir pessoas. E hoje esse é o segredo do sucesso, PESSOAS!

fale com a gente arfconsultoria@bol.com.br

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento