A importância do planejamento!

A vida é o que cada ser humano possui de mais valioso e é possível vivê-la da forma que desejamos.

“O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”. Peter F. Drucker.

Stephen R. Covey propõe em seu livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” sempre começar com o objetivo em mente e acredito que um planejamento só tem utilidade se você realmente possui desejos.

Ficou mundialmente conhecida, como exemplo da necessidade de saber o que procura alcançar, a situação envolvendo os personagens “Gato” e “Alice” do filme “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”:

- “Por favor, que caminho devo seguir?

- Depende de onde você quer chegar, disse o Gato.

- Não faz muita diferença..., respondeu Alice.

- Nesse caso também não faz muita diferença que caminho você vai seguir, disse o Gato”.

A necessidade de refletir sobre a vida é essencial para encontrar a felicidade, que resultará no conhecimento de nossas vontades. Ciente do que queremos obter o planejamento é a próxima etapa fundamental que vai contribuir para definirmos o quê, com quem, quando, onde, por quê e como iremos trabalhar para tornar realidade nossos desejos.

De acordo com o "Dicionário Aurélio", planejamento significa o ato ou efeito de planejar; trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiros e métodos determinados; planificação; elaboração por etapas, com bases técnicas (especialmente no campo socioeconômico), de planos e programas com objetivos definidos; planificação.

E conforme o "Dicionário Michaelis", planejamento é o ato de projetar um trabalho, serviço ou mais complexo empreendimento; determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los; planificação de serviços; dependência de uma indústria ou repartição pública, com o encargo de planejar serviços.

Em minha opinião planejamento significa desenvolver um plano para conquistar um determinado objetivo.

Existe um comercial da agência New Deal/DDB para a marca norueguesa Stratos que representa de forma lúdica a importância do planejamento e a execução de um plano para atingir um objetivo. Vale a pena assistir!

Russel Ackoff afirma que planejamento preocupa-se tanto em evitar ações incorretas quanto em reduzir a frequência dos fracassos ao explorar oportunidades. Ele ainda ressalta que é algo que fazemos antes de agir; isto é, antes da tomada de decisão. É um processo de decidir o que fazer, e como fazê-lo, antes que se requeira uma ação.

Ressaltando mais uma sugestão de Ackoff, planejamos por acreditar que "...o futuro pode ser melhorado por uma intervenção ativa no presente”.

Por isso reafirmo que planejamento é um processo de organização de informações com base na reflexão sobre o estado atual e na definição do estado desejado, que busca orientar sobre o caminho a seguir para a conquista de objetivos.

Vamos em frente ser felizes!

Abs!

Fabiano

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.