A importância do Marketing de Relacionamento

As novas tecnologias e a Internet provocaram alterações profundas na sociedade e por consequência no marketing. Vivemos na era do cliente: é o cliente que exige, que questiona, e acima de tudo é o cliente que intervém

As novas tecnologias e a Internet provocaram alterações profundas na sociedade e por consequência no marketing. Vivemos na era do cliente: é o cliente que exige, que questiona, e acima de tudo é o cliente que intervém.

O consumidor deixou de ser passivo e passou a desempenhar um papel ativo, enquanto influenciador das estratégias de marketing das empresas. De acordo com o IAB Brasil, a Internet tornou-se tão presente na vida das pessoas, que os usuários utilizam cada vez mais o online para conhecer, pesquisar e comprar produtos.

Devido a isso, as empresas passaram a utilizar as redes sociais para divulgar os seus produtos e ter um contato mais direto e frequente com os clientes. Além disso, podem ouvir os clientes e entender melhor as suas necessidades de acordo com seu perfil.

Ferreira e Sganzerlla (2000) dizem que o Marketing de Relacionamento se apoia na interação existente em todos os serviços prestados aos clientes. Um meio de relacionamento entre a produção e o consumo deve promover a interação, para que, após a entrega de um produto ou serviço, novas vendas sejam viabilizadas. Daí a importância da interatividade da empresa com o cliente.

As estratégias do marketing de relacionamento devem ter por objetivo manter e melhorar a interatividade com os clientes atuais e atrair novos clientes. Algumas dessas estratégias são: posicionamento, segmentação/marketing individualizado, inovação/conteúdo relevante.

É preciso estar atento aos hábitos dos consumidores, entender o perfil e necessidades destes. As redes sociais tem servido para as marcas não fazerem apenas divulgações de seus produtos ou serviços, mas, também, como forma de relacionamento e atendimento ao consumidor.

Mas de nada adianta "estar presente" e não interagir, não engajar os clientes, não postar conteúdos relevantes.

E a sua empresa, como está se relacionando com os clientes? Os resultados estão sendo mensurados?

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