A importância do líder

Dicas práticas para líderes e a importância dos líderes para a conquista do mercado

Sua empresa possui o foco de se manter ou de conquistar a liderança no mercado em que atua? Se sim, os bons líderes de equipes são fundamentais neste processo.

O atual mercado de negócios apresenta-se altamente competitivo, com produtos/serviços similares, tecnologias e processos surgem e rapidamente são copiadas, assim, as empresas devem se renovar diariamente para manterem competitivas e, por isso, as pessoas/talentos são os diferenciais.

As organizações que almejam manter ou alcançar posição de destaque devem ter bons líderes para realizar a gestão de um time de talentos que cause resultados inovadores e positivos, que gerem ideias e sugestões de melhorias; esse é o diferencial no mercado atual. Cabe aos líderes influenciarem positivamente as equipes para alcançarem o sucesso, serem o maestro que irão reger a orquestra.

Existe o paradigma de que líderes nascem prontos, mas é uma lenda, pois líderes podem ser desenvolvidos. Dicas para o bom líder:

  • Ser exemplo. A atitude positiva é espelho para equipe, não adianta o líder exigir respeito e tratar os demais com arrogância e grosseira, por exemplo.
  • Ter comunicação clara. Para que objetivos sejam alcançados, a equipe deve entender claramente quais são os objetivos.
  • Acredite e Delegue. Os resultados dependem das pessoas, por isso, o líder deve acreditar na equipe, desafiar e delegar funções para que o resultado alcançado seja o melhor.
  • Transmita confiança. O líder se torna referência, por isso, ter confiança no planejamento e nas ações é fundamental para a equipe agir com segurança e maior assertividade.
  • Divida para multiplicar. Líderes não podem temer compartilhar o que sabem, pois certamente ao dividir os resultados se multiplicam.
  • Saiba estimular a sua equipe para pensar de maneira inovadora e ter gana para conquistar o melhor. A metodologia do 5W2H é interessante para estimular a equipe a ter clareza diante das atividades, para que o resultado seja inovador, positivo e baseado no pensamento estratégico.

  1. What (o que será feito?)
  2. Why (por que será feito?)
  3. Where (onde será feito?)
  4. When (quando?)
  5. Who (por quem?)
  6. How (como?)
  7. How much (quanto irá custar?)
  • Dê feedback. A equipe necessita ter claro se as atitudes estão em sintonia com o esperado pela empresa para a conquista de resultados, por isso, os feedbacks são essenciais para o desenvolvimento da equipe. A técnica PNP (positivo, negativo, positivo) é interessante para a construção do feedback eficiente.
  • Seja integro, justo, motivador e visionário.
    Importante ressaltar que o Feedback não deve ser feito apenas quando existir pontos negativos. Elogiar é bom e faz bem.

Vale lembrar que a liderança não está estritamente ligada a hierarquia, a liderança funcional também é diferencial. Num ambiente de negócios tão competitivo e tão igual entre os concorrentes, o diferencial de valor são os talentos, por isso, bons líderes cada vez mais serão o segredo para as empresas terem destaque no mercado.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento