A importância do fluxo de caixa

A utilização do fluxo de caixa é uma importante ferramenta para a empresa, pois sem ela não há como verificar se a mesma obtém lucro ou prejuízo ou até mesmo seu ponto de equilíbrio

O principal objetivo de uma empresa é a maximização de lucros, como o crescimento de seus negócios. Sendo assim, qualquer sistema ou técnica que possa auxiliar, deverá ser utilizada, pelo gestor financeiro, como por exemplo, o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é o registro e controle das entradas e saídas de dinheiro em uma empresa, independente do porte da empresa.

A utilização do fluxo de caixa é uma importante ferramenta para a empresa, pois sem ela não há como verificar se a mesma obtém lucro ou prejuízo ou até mesmo seu ponto de equilíbrio.

Para a empresa, o fluxo de caixa demonstrará seus ativos e passivos, entradas e saídas, em números reais, por meio dos resultados financeiros da empresa. Com essa ferramenta implantada e alimentada, os gestores poderão organizar, controlar e planejar seus recursos financeiros.

Portanto, torna-se uma ferramenta fundamental e indispensável para as organizações e seus administradores, para empresa de todos os portes, inclusive para as micro empresas, haja vista que fornece ao gestor uma visão dos saldos ou da falta de recursos financeiros da organização, propondo melhorias contínuas e resultados favoráveis para a empresa.

Conforme uma empresa cresce, o volume de dados para suprir todas as informações necessárias também cresce, sendo fundamental o fluxo eficiente e a qualidade da informação, com rapidez e segurança dos dados, gerando relatórios que auxiliarão no processo decisório.

A utilização do fluxo de caixa para a administração dos recursos da empresa no curto prazo, envolve o controle das contas a receber e contas a pagar através da elaboração de planilhas financeiras, que auxiliará o gestor nos processos de planejamento, organização, coordenação, direção e controle dos recursos financeiros da empresa para um determinado período.

Esta ferramenta fornece para o gestor uma visão dos saldos ou da falta de recursos financeiros da organização, propondo melhorias contínuas e resultados favoráveis para a empresa.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento