A importância do conteúdo gerado pelo usuário no e-commerce

O conteúdo gerado pelo usuário tem muito poder nas negociações virtuais. Você sabe por quê? Confira alguns dados que vão esclarecer suas dúvidas!

O visual commerce pode até parecer um conceito inventado por profissionais de marketing para vender mais conteúdo visual. Mas vai além disso.

O que torna o comércio visual necessário no atual varejo online é o conteúdo gerado pelo usuário. Os clientes raramente compram qualquer coisa hoje em dia sem antes fazer uma rápida rolagem nas mídias sociais para assistir vídeos no Youtube, ver fotos no Instagram e revisões de outros clientes para se certificar de que estarão fazendo um bom negócio.

Abaixo você verá algumas estatísticas importantes sobre o conteúdo gerado pelo usuário no comércio virtual:

Está em toda parte

A demanda por conteúdo gerada por usuário começou a receber impulso em 2005, quando as plataformas de mídia social tornaram o compartilhamento de fotos e vídeos fácil e conveniente:

  • Em 2013, cerca de 114,5 milhões de pessoas têm contribuído para o conteúdo gerado pelo usuário.
  • Mais de 1,8 bilhões de fotos são enviadas e compartilhadas pelos consumidores diariamente.
  • 54% dos consumidores adultos nos EUA já fizeram upload de fotos e vídeos originais nas redes sociais pelo menos uma vez.
  • De acordo com o SemRush, 86% das empresas já utilizam conteúdo gerado pelo usuário de alguma forma em suas ações de marketing.
  • 25% dos resultados de pesquisa para top 20 das marcas no mundo estão ligados à conteúdo gerado pelo usuário.
  • Vídeos gerados por usuários no Youtube possuem 10 vezes mais visualizações do que os feitos e enviados por marcas.
  • Os consumidores gastam, em média, 5,4 horas por dia com conteúdo gerado pelos usuários.

É confiável

  • 92% dos consumidores em todo o mundo dizem confiar mais no boca-a-boca do que em qualquer publicidade.
  • De acordo com o relatório da Forrester, 70% dos consumidores consideram recomendações de produtos e marcas de seu círculo social e 46% consideram comentários online postados por outros clientes. Apenas 10% confiam em banners nos sites.
  • 70% dos consumidores colocam as avaliações de outros clientes acima do conteúdo de marketing profissionalmente escrito.
  • Comentários de outros clientes sobre os produtos são 12 vezes mais confiáveis do que o marketing tradicional.
  • Ao procurar informações sobre produtos, 51% dos consumidores norte-americanos confiam mais no conteúdo gerado pelo usuário do que informações no site da empresa.
  • Estima-se que um quinto da população tem influência de consumo sobre 74% da população.
  • Millennials consideram mais em informações de outros usuários do que parentes e amigos ao realizar uma compra.
  • 71% dos consumidores se sentem mais confortáveis ao realizar uma compra de produtos avaliados.

Esse tipo de conteúdo convence

  • 82% dos compradores dizem que o conteúdo gerado pelo usuário é extremamente valioso no momento de decidir compras.
  • O engajamento da marca aumenta em 28% quando os consumidores estão expostos tanto ao conteúdo profissional, quanto vídeo do produto gerado pelo usuário.
  • Marcas veem aumento de 25% nas conversões quando as fotos geradas pelo usuário são usadas ​​no lugar de fotos de produtos feitos por profissionais e marcas.
  • Opiniões dos consumidores aumentam 74% na conversão do produto.
  • Quando o conteúdo do cliente faz parte da publicidade, lojas virtuais veem taxas quatro vezes maiores de cliques e 50% de queda no custo por clique.
  • UGC pode melhorar as taxas de conversão de 6,4% para vestuário, 2,4x para jóias, 1,7x para calçados e 1,6x para os produtos em verticais de beleza e de electrónica de consumo.
  • Quando os consumidores ver UGC durante as compras, taxa de conversão sobe 4,6% . Quando interagem com conteúdo gerado pelo usuário, taxa de conversão aumenta 9,6%.

É um imã para Millennials

  • 84% dos Millennials dizem que o conteúdo gerado pelo usuário em um site da empresa tem alguma influência em suas compras. A mesma coisa é válida para 70% dos Baby Boomers.
  • 86% dos Millennials dizer que conteúdo do usuário é um bom indicador de qualidade da marca.
  • Depois de pesquisar as compras on-line, 52% dos Millennials são mais propensos a comprar online do que em lojas físicas (48%).
  • 51% dos Millennials dizem que comentários feitos pelo consumidor em sites de empresa têm uma maior influência sobre o que comprar do que recomendações de amigos e familiares.
  • Millennials são três vezes mais propensos do que os Baby Boomers a procurar recomendações de produtos e o que comprar em mídia social.
  • 64% dos Millennials sentem que as empresas devem oferecer mais formas para os consumidores compartilhar seu feedback sobre produtos e marcas online.
  • 87% dos Millennials apreciam a autenticidade do conteúdo criado por usuários e preferem quando as empresas não editam comentários para gramática e ortografia.
  • 65% dos usuários de mídia social idades 18-24 levam em consideração informações sobre os produtos em plataformas sociais antes de comprar.
  • Millennials (25 anos e acima) e os consumidores Geração X contribuem para 70% de todo o conteúdo gerado por usuários online.
  • 71% dos Millennials se envolvem com a mídia social e conteúdo gerado pelo usuário diário.
  • Millennials acham que o conteúdo gerado pelo usuário é 35% mais memorável do que o conteúdo de fontes convencionais.
  • Millennials relatam que o conteúdo gerado pelo usuário é 20% a mais influente em sua escolha de compras do que outros meios de comunicação.

Gostou desses dados? Eles dizem muito sobre a nova geração consumidora, suas expectativas e hábitos de compra. A experiência está mudando e as marcas sobreviventes estão atentas a isso.

ExibirMinimizar
Digital