A importância do benchmarking na gestão empresarial.

A relevância do benchmarking na gestão empresarial nos dias atuais é indiscutível, vai além da busca por boas práticas. Se antes era apenas uma visão das indústrias ter a preocupação com boas práticas adotando o benchmarking, hoje essa percepção deixa de ser um privilégio das mesmas.

A gestão por boas práticas, o benchmarking, que antes tinha uma visão muito restrita por parte das indústrias deixa de ser um privilégio das mesmas e ganha visão holística por parte da gestão empresarial, se antes só as indústrias tinham a preocupação com o benchmarking hoje a situação é completamente diferente tanto as indústrias como os varejistas e atacadistas são comprometidos com essa busca incessante por boas práticas.


Mas afinal o que é benchmarking? O benchmarking é a busca por boas práticas, a busca pelo aperfeiçoamento dos processos, a busca por mais eficiência e eficácia da organização interagindo com o mercado.
Segundo Christopher E. Bogan, Benchmarking é mais do que uma simples combinação de palavras - exprime uma filosofia. Este processo não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas principalmente na sua divulgação através das diversas técnicas do Marketing. "Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior".


A evolução, o dinamismo do mercado fizeram com que todas as organizações que buscassem a sobrevivência e o destaque no mesmo adotassem o benchmarking, que hoje pode - se dizer que é uma prática visivelmente importante entre as práticas adotadas pela gestão.
Não se limitando mais a determinados segmentos de mercados, nos dias atuais busca - se as melhores práticas em todos os segmentos do mercado, a exigência por parte dos clientes/ consumidores levam as organizações a se adequarem a situação que é encontrada no presente e a situações futuras também, com isso as empresas passam a trabalhar cada vez mais com previsões que são tendências futuras, pois as mesmas nos dias atuais buscam cada vez mais a fidelização do cliente, assim como também buscam a conquista de novos clientes.


Por isso não medem esforços quando o assunto é boas práticas, onde as mesmas já implantam em suas culturas organizacionais essas boas práticas, e também flexibilizam ao máximo para obterem eficácia na solução dos problemas que se apresentam as organizações.


Assim como o benchmarking outras práticas que até então pareçam ser apenas tendências com certeza irão se concretizar, porque o mercado por ser dinâmico conta com constantes evoluções e as empresas que não interagirem com o mesmo dando espaço à inovação e ao conhecimento "não são dignas de se manterem vivas" no mercado.
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento