A importância de tirar um tempo de lazer para abstrair dos problemas do dia a dia

Sua vida está muito sobrecarregada? Talvez esteja na hora de você dar uma reavaliada e buscar relaxar. Saiba mais no artigo de Marcelo Santiago!

Como Coach de alta performance e palestrante motivacional, posso assegurar que tirar um tempo de lazer para abstrair dos problemas do dia a dia é de extrema importância! Em um processo de Coaching, uma das ferramentas que utilizo com meus clientes, chama-se “Roda da Vida”. Dividimos ela em seis áreas:

1-Relacionamento amoroso

2- Família/Amigos

3- Saúde

4- Missão (carreira/trabalho)

5- Hobbies

6- Espiritualidade

Hoje em dia, as pessoas estão vivendo muito no "piloto automático", no automatismo, isto é, vivem da casa para o trabalho e do trabalho para a casa. A quinta área, que é a dos Hobbies, é onde se encaixa o momento de lazer, que busca exatamente romper com isso. Quem vive este tipo de rotina, geralmente não para pra ver um pôr do sol ou apreciar uma paisagem e como se não bastasse, levam os problemas do trabalho para a casa e com isso deixam de curtir a família, que é o nosso maior tesouro.

Conheço pessoas que sequer acompanham o crescimento dos seus filhos, justamente pelo excesso de trabalho. Ou vivem viajando a trabalho ou quando chegam em casa, ao invés de aproveitarem o momento presente para dar atenção aos seus filhos, a esposa ou ao marido, vão direto para o computador, laptop ou para os smartphones.

Se eu te pedisse hoje para dar uma nota de zero a dez, na área da sua vida que corresponde aos Hobbies, que nota você se daria? Se sua nota estiver baixa, não tem problema. Eu te pergunto: O que você pode fazer para ir para o próximo nível? Há quanto tempo você não vai a um cinema? Teatro? Há quanto tempo você não vai à praia? Há quanto tempo você não se encontra com os amigos presencialmente e não virtualmente? Há quanto tempo você está planejando aquela viagem com a família ou com os amigos, ou simplesmente sozinho mesmo, mas fica sempre procrastinando e "empurrando com a barriga"?

É preciso sair da rotina! Fazer algo diferente. O simples fato de realizarmos alguma tarefa prazerosa, produz no nosso cérebro hormônios de alegria, felicidade e bem-estar, que é a dopamina. A minha dica é que você faça um planejamento diário e inclua o lazer na sua vida. Crie esse hábito saudável e você vai sentir a diferença. Viajar, por exemplo, é uma higiene mental incrível e eu diria que é a melhor terapia, porque faz você sair da rotina.

Pense nisso: "Ninguém vai fazer por você, o que só você pode fazer!" Então, pronto para dar esse próximo passo?

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento