A importância de estabelecer metas como gestor

Estou pesquisando muito sobre Inovação e Criatividade para desenvolver uma nova competência e a palavra que mais encontro é “META” pra você ter idéia esta palavra esta inserida dentro dos lares brasileiros

Qual a importância de definir metas na condição de gestor em uma organização?

Um assunto que fez lembrar o Escritor Mario Persona na sua citação, “Metas sempre existiram nas empresas, porque todo trabalho é feito com um objetivo de lucro e esse objetivo geralmente tem um prazo para ser alcançado. O que existe hoje é algo mais formal e parte dos modernos processos de gestão é também uma pressão maior do mercado por causa da grande competitividade. Uma empresa que não seja capaz de cumprir seus compromissos com os clientes que são resultado das metas traçadas para isso, pode ser engolida pela concorrência”. Estou pesquisando muito sobre Inovação e Criatividade para desenvolver uma nova competência e a palavra que mais encontro é “META” pra você ter idéia esta palavra esta inserida dentro dos lares brasileiros, nos relacionamentos, quer um exemplo, a sua companheira fala assim, a meta é engravidar. Então virou uma palavra muito comum que saiu do mercado coorporativo pra todos os ambientes.

Desta forma algumas pessoas já acostumaram com esta PEGADA de ter que cumprir uma meta, até posso dizer uma coisa, eu tenho todos os dias METAS a serem cumpridas. Quem nunca chegou ao fim do dia e falou hoje meu dia foi produtivo, fiz todas as minhas coisas particulares, ou seja, bateu a meta do dia.

Então Gestores, a diferença da META para o Resultado esta o espaço entre eles, que chamamos de estratégia. Quais as ferramentas que você vai utilizar pra sua equipe de trabalho atingir o resultado mensurável pela sua organização?

Quais são suas metas diárias?

Qual sua meta principal?

Mas que as metas devem gerar uma coisa chamada pressão, isso é inevitável. Infelizmente nem todos reagem da mesma maneira à pressão e ao estresse e podem culpar o rigor das metas.

Para Chiavenato (2004, p. 152) “O planejamento é a primeira das funções administrativas é a que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los”.

Segundo Kotler e Armstrong (2003, p. 33) “O planejamento encoraja a administração a pensar sistematicamente no que esta acontecendo e no que acontecerá. Ele força a empresa a definir melhor seus objetivos e políticas, leva a uma melhor coordenação de seus esforços e oferece padrões de desempenho mais claros para o controle”.

Alguém concorda que metas deveria tem um sobre nome (Pressão). Já imaginou quantas pessoas não gostam de pressão, não gostam de ser cobradas, não gostam de ser lembradas que precisam bater a meta.

Já fez lembrar esta frase do Peter Drucker, “O gerente que quer ser eficaz e que quer sua organização eficaz, está continuamente policiando todos os programas, todas as atividades, todas as tarefa. Precisamos ter metas mais controladas para ver se estamos indo no caminho certo pra ATINGI-LA”. Todas as empresas modernas já praticam isto diariamente.

Estamos vivendo um novo cenário, perguntas nas empresas onde ouvimos assim, e ai como esta sua meta?

Até a tecnologia está te dando uma pressão sem perceber, quantas pessoas estão esperando chegar um email ou uma ligação para ajudar atingir sua meta.

Tudo isto foi criado pra ajudar a melhorar o desempenho de cada colaborador, indicadores de desempenho são ferramentas já muito comuns dentro do meio de negócios.

Agora precisamos explicar uma diferença que tem causado muita confusão temporal nas pessoas.

- Metas são resultados mais abrangentes que a empresa assume o compromisso de alcançar; - Objetivos são as etapas necessárias para se alcançar às metas;

Sugiro muito cuidado na hora de programar uma meta, porque uma estratégia clara e programas de apoio bem delineados podem ser inúteis se a empresa falhar em sua implementação cuidadosa.

Quero lembrar que não basta apenas ter sonhos, nós precisamos ter estratégia para conquistar-los.

Entender as verdadeiras razões que fizeram o profissional não cumprir as metas estabelecidas é a chave para conseguir reverter tal situação.

Levante-se desta cadeira, vai bater sua meta ou faz-se necessária uma análise detalhada da situação.

ExibirMinimizar
aci baixe o app