A importância da motivação nas organizações
A importância da motivação nas organizações

A importância da motivação nas organizações

Os líderes devem ficar sempre atentos para as pessoas, a motivação não é igual para todos, é algo individual

Motivação nada mas é do que, um impulso ou sentimento. ou seja, um motivo para determinada ação. Esse impulso faz com que as pessoas tenham atitude e assim, alcancem seus objetivos. De acordo com a teoria de Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, autoestima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas.

Ainda hoje em dia algumas organizações não usam essa ferramenta que é tão importante, motivar cada colaborador é essencial. É algo imprescindível no desenvolvimento humano, cada pessoa tem a sua capacidade de se motivar ou desmotivar. Sabemos que a motivação e a liderança andam de mãos dadas, ter líderes e liderados motivados na organização, faz com que os resultados finais sejam positivos. A pessoa motivada fica mais fácil e prazeroso realizar atividades na empresa, estudar, fazer exercício físico e etc.

Os líderes devem ficar sempre atentos para as pessoas, a motivação não é igual para todos, é algo individual. O que motiva você pode ou não me motivar, por isso, é necessário ter um bom relacionamento com os liderados e saber o que realmente motiva cada um. Até um elogio é válido,sabia? Tem pessoas que apenas com um simples elogio ficam bastante motivadas.

Tem uma frase de Jim Clemmer que eu gosto bastante. “O reconhecimento é a técnica motivacional mais barata e fácil de ser usada. Entretanto, é desconcertante ver a baixíssima frequência com que essa ferramenta essencial de desenvolvimento é utilizada pela maioria dos gestores”.

Sabendo da importância da motivação no meio organizacional, existem várias maneiras de estimular os seus colaboradores. Portanto a partir de hoje faça diferente, procure conhecer um pouco mas cada colaborador desde o setor operacional até o topo da hierarquia, busque maneiras corretas de estímulos de acordo com o perfil de necessidade de cada um.

Dica de leitura

1001 maneiras de premiar seus colaboradores
Autor: Bob Nelson

ExibirMinimizar
aci baixe o app