A importância da logística em tempos de crise

Que a logística possui um papel fundamental em qualquer empresa, isso não se pode negar. Em tempos de crise, a importância deste setor fica ainda mais destacada, quando se é feita uma boa gestão da área

Desde a negociação com fornecedores, conseguindo um melhor preço, melhor prazo para pagamento, e claro, redução dos estoques, visando um menor valor investido “parado”. Isso passa para a área de armazenagem, onde pode-se desenvolver diversas ações de melhoria, buscando agilidade aos processos, desburocratização, e consequentemente redução no número de colaboradores; claro que, sem perder a qualidade no processo.

A gestão de pessoas é fator fundamental, todos os níveis funcionais precisam entender que fazer o “arroz com feijão” não é suficiente, e é necessário cada um fazer “algo a mais”. Após passar longo processo de pleno emprego, as taxas de desemprego voltaram a subir, a economia permanece estagnada, as notícias não são agradáveis, e todas estas informações precisam ser compartilhadas com os colaboradores.

Pequenas ações de melhoria, tanto de processo, como observações básicas do dia a dia (é realmente necessário deixar esta lâmpada acesa?), tornam-se muito importantes neste momento delicado da economia. É necessário envolver os colaboradores na gestão do processo, fazê-los pensar “e se eu fizesse isso diferente?”; “por quê sempre movimentei o pallet desta forma, e se eu alocasse desta forma?”, enfim, criar um clima de “liberdade monitorada”.

O transporte, processo final, e muito importante, falando em redução de custos. Todos sabemos dos aumentos constantes de combustíveis, inflação em alta, enfim, todos os custos dos transportadores se elevaram. Mas é neste momento que a parceria empresa x operador logístico deve ser fortalecida. Conseguir uma redução nos percentuais de frete, ou pelo menos manter os números dos anos anteriores, já é uma vitória.

Enfim, todos os setores podem colaborar para redução de custos, e a logística não fica atrás, se tornando um dos principais setores que podem colaborar com este processo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento