Café com ADM
#

A importância da gestão do conhecimento para o crescimento profissional

Por que alguns profissionais ficam estagnados por anos, não atingindo o sucesso profissional? A explicação pode ter vários motivos, como não ter proatividade, capacidade técnica, liderança, espírito de equipe, etc., e também não ter uma postura de busca constante por conhecimento.

Por que alguns profissionais ficam estagnados por anos, não atingindo o sucesso profissional? A explicação pode ter vários motivos, como não ter proatividade, capacidade técnica, liderança, espírito de equipe, etc., e também não ter uma postura de busca constante por conhecimento, não se preocupando em se atualizar. Você tem feito por onde alcançar o sucesso profissional?

Vivemos num mundo que é caracterizado por constantes mudanças e de forma cada vez mais rápida, forçando o profissional, homem ou mulher, a manter-se sempre atualizado na sua área de atuação. Ter uma boa formação e experiência são importantes, mas o que determina o sucesso profissional é o fato de estar sempre antenado com mudanças que acontecem ao nosso redor, principalmente no âmbito profissional. A atualização ou reciclagem faz parte do crescimento do profissional e é algo que deve ser constante para a sua permanência no mercado de trabalho. Ou seja, para se desenvolver profissionalmente, é preciso fazer uma boa gestão do conhecimento, que significa buscar, aprender, aplicar e compartilhar o conhecimento. Como está a sua gestão do conhecimento? Está dando a devida atenção a ela?

Assim, para se atualizar é importante sempre participar regularmente de cursos, palestras, workshops, enfim, de eventos que tragam novidades sobre a área do conhecimento em que o profissional está inserido. Há diversas entidades que promovem estes eventos, com objetivo de facilitar a troca de experiências entre os profissionais. Há cursos de curta, média e longa duração, nas modalidades presencial ou à distância, gratuitos ou pagos. Não importa o tipo de capacitação escolhida, o importante é se aprimorar profissionalmente.

Também deve-se ressaltar a importância da leitura, que deve fazer parte do dia-a-dia do profissional, sendo uma necessidade para ele. O ideal é que o profissional seja especialista em sua área, mas também generalista, ou seja, que saiba de tudo (ou pelo menos quase tudo) um pouco. Por exemplo, um bacharel em administração pode se especializar em comércio exterior, mas também é bom que saiba um pouco de marketing, logística, finanças, gestão de pessoas, etc. É bom também que o profissional não se limite a apenas à sua área de atuação, e sim que procure aprender também outras coisas que tragam crescimento pessoal, como outras culturas, artes, música, história, moda, vinhos e outros assuntos. A internet é uma boa aliada na busca do conhecimento, mas é preciso ser bastante seletivo com relação ao tipo de conteúdo que existe. Quanto mais diversificado o conhecimento, melhor, porque dá um destaque maior ao profissional.

Mesmo que tenhamos uma boa formação técnica ou superior, sempre temos mais para aprender, algo a mais para estudar, conhecer e aplicar na nossa vida profissional. Devemos ser humildes para reconhecer que não se sabe tudo, que sempre será necessário aprender mais e mais para a ampliação de nosso conhecimento profissional. Caso contrário, ficaremos emperrados em nossas carreiras, sem oportunidade de crescimento. Então a lição que se tira disso é estudar, estudar e estudar, e sempre, para estarmos preparados quando uma promoção chegar.

Sucesso em sua gestão do conhecimento!

mirelasousa@bol.com.br

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.