A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações

A metodologia que vem se mostrando fundamental para empresas que valorizam seu capital humano e que sabem a importância de serem resilientes em um ambiente de constante mudança

Nos dias de hoje, com as constantes mudanças no mundo corporativo, as organizações se encontram em um ambiente em que se faz necessário ser resiliente a mudanças e por consequência, é necessário também tirar vantagem dessas mudanças.

Foi-se o tempo em que apenas máquinas e atividades operacionais rotineiras geravam lucratividade para a empresa, hoje em dia as empresas estão voltando sua atenção para seu capital intelectual, que abrange competências comportamentais e técnicas, habilidades criativas e motivações, que são grandes geradoras de resultados e fator fundamental para uma empresa se manter competitiva.

Dar maior atenção as pessoas está se tornando uma tendência, porque são elas que detém os conhecimento mais valiosos para se alcançar resultados esperados ou também para estabelecer as melhores metodologias de processos.

Uma maneira de se otimizar esse processo de aprendizado e melhoria continua do capital intelectual nas organizações é implantando a gestão do conhecimento, que nada mais é do que uma metodologia que facilita o controle e acesso as informações do ambiente organizacional, que podem ser colocadas em um banco de dados que estará sempre trabalhando para selecionar as informações relevantes para as estratégias da organização.

O termo “gestão do conhecimento” provém “knowledge management”. A empresa que aplica essa gestão, entende que toda experiência e informação gerada pelo ser humano serve como conhecimento, nas ocasiões em que estas são trabalhadas corretamente, gerando bons resultados que visam favorecer a organização por meio de suas próprias experiências, que podem ser colhidas tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. A gestão do conhecimento deve passar a fazer parte da cultura organizacional e sempre tendo algum objetivo em foco, para que as informações apresentadas sejam relevantes e leve o capital humano a uma evolução contínua de seu intelecto.

Em suma, podemos afirmar que a gestão do conhecimento bem praticada, produz estímulos para seus colaboradores estarem mais motivados no dia-a-dia, pois de fato, nos dias de hoje, um emprego que pode proporcionar grande crescimento intelectual desperta maior interesse nos candidatos, do que empregos em empresas que não sabem o valor desse conceito.

Exibir