A importância da Contabilidade para o Terceiro Setor

Se você é uma Organização que deseja investir no terceiro setor, busque uma entidade que possui a prática de publicar relatórios anuais e suas demonstrações contábeis periodicamente, pois dessa forma, terá a certeza de que está investindo em projetos que realmente buscam impacto social nas comunidades onde atuam

O Terceiro Setor é composto por entidades sem fins lucrativos com objetivo de promover ações sociais em benefício da comunidade. Geralmente são mantidas por doações de empresas privadas ou do governo e toda a renda obtida por essas entidades deve ser aplicada em projetos sociais.

Como em toda empresa, também para o terceiro setor a contabilidade é uma importante ferramenta de apoio a gestão interna, pois concentra toda a movimentação financeira e patrimonial da Organização.

No terceiro setor especificamente, regulamenta pela NBC-ITG- 2002, a contabilidade possibilita aos seus investidores avaliarem a destinação dos recursos empregados; e ao fisco, a avaliação do cumprimento das exigências legais impostas às entidades. Como algumas instituições do terceiro setor se envolveram em episódios de corrupção, trabalhar de maneira séria as demonstrações contábeis se tornou essencial ao negócio das ONGs.

Quanto mais clara for a mensuração de todo o processo operacional da entidade, mais positivamente esta será vista e com isso, mais recursos poderão ser arrecadados. Dessa forma, entende-se que os controles contábeis para uma Organização do terceiro setor podem ser vitais, garantindo além de sua saúde momentânea, a continuidade dos investimentos do primeiro ou segundo setores nos seus projetos.

Um dos requisitos fundamentais para a credibilidade das instituições do terceiro setor é a transparência nas demonstrações contábeis (resultado das práticas da Contabilidade ao longo dos períodos avaliados) e nas prestações de contas efetuadas a todos os públicos de relacionamento das entidades, tendo em vista que, os objetivos das organizações do terceiro setor são por natureza, coletivos.

Além disso, se estas informações forem auditadas por uma empresa de auditoria externa, proporcionam maior segurança aos stakeholders da Organização: passar por um processo de auditoria evita questionamentos de má gestão, corrupção ou mesmo desvio de verba de projetos. As demonstrações contábeis são compostas da seguinte forma:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração de Superávit ou Déficit do Exercício;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Social;
  • Demonstração do Fluxo de Caixa;
  • Notas Explicativas;

Dentro da demonstração contábil, as notas explicativas são importantes para evidenciar as atividades e os projetos executados em determinado período, além de aumentar sua transparência e confiabilidade.

Diante dessas informações, entende-se que as demonstrações contábeis elaboradas de forma inadequada ou sem atender especificações legais podem implicar na perda de mantenedores e benefícios fiscais como a isenção de impostos.

As organizações interessadas em investir em entidades do terceiro setor podem se valer de instrumentos como relatórios anuais, de atividades, de sustentabilidade ou integrados, que sigam diretrizes globais de reporte como a GRI (Global Reporting Initiative), o IIRC (International Integrated Reporting Council) ou mesmo os formatos dos antigos Balanços Sociais orientados pelo Instituto Ethos, para analisar o perfil, sua estrutura de gestão, seus resultados e também suas informações contábeis. Estes instrumentos consolidam informações anuais das entidades e facilitam sua avaliação pelas organizações investidoras, visto que mostram seu desempenho ao longo dos anos e abrem um canal de comunicação para a solução de dúvidas sobre o conteúdo apresentado.

Se você é uma Organização que deseja investir no terceiro setor, busque uma entidade que possui a prática de publicar relatórios anuais e suas demonstrações contábeis periodicamente, pois dessa forma, terá a certeza de que está investindo em projetos que realmente buscam impacto social nas comunidades onde atuam.

Caso você seja uma entidade social que busca a profissionalização da sua gestão, pesquise instituições sociais que sejam referência na prestação de contas no Brasil e peça orientações: a articulação de redes gera os melhores frutos para a realização de projetos sociais mais estruturados e efetivos.

Referências:

http://www.cienciascontabeis.com.br/importancia-contabilidade-terceiro-setor/

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento