A importância da comunicação

Aprimoramento constante da nossa habilidade de comunicação é uma necessidade crucial, pois somos seres eminentemente sociais e a comunicação é base da nossa integração.

Através das mais diversas mídias, pelos nossos contatos do dia a dia, notamos que as pessoas de sucesso têm algumas características positivas bem definidas.

E uma delas, sem dúvida é de serem boas comunicadoras.

E você como empreendedor sabe perfeitamente o quanto vale essa sua habilidade nas suas negociações e mesmo no seu relacionamento social.

Essa habilidade em comunicação, infelizmente não é natural e democraticamente distribuída para todo mundo.

Assim, conhecemos pessoas que têm algum tipo de dificuldade em se comunicar mesmo quando precisam expor ideias para um pequeno grupo de pessoas amigas ou mesmo familiares em determinadas circunstâncias.

Agora, se você tem esse problema é importante saber que você não está sozinho. E a boa notícia é que essa habilidade pode ser desenvolvida través de treinamento.

O estudo da comunicação já vem de longe, lá da Grécia Antiga. Sendo o estudo da Retórica, a arte de discursar e persuadir, um assunto vital para os estudantes gregos. Foi somente no início do século XX, que a oratória passou a fazer parte específica de disciplinas acadêmicas.

Dificuldades na comunicação pode trazer problemas, segundo o tipo atividade desenvolvida, tal como a de vendas onde o produto ou serviço é importante, mas sem dúvida, sua habilidade em comunicar é mais importante ainda.

Aprimoramento constante da nossa habilidade de comunicação é uma necessidade crucial, muito importante para todo os tipos de profissionais.

Somos seres eminentemente sociais e a

comunicação é base da na nossa integração.

Nos negócios, se você for bom em comunicação, com certeza isso será um importante diferencial entre os seus pares.

Já no dia a dia não precisamos ser oradores ou palestrantes e mas temos que ter um mínimo de técnicas para fazermos da nossa comunicação uma ferramenta que permite facilitar nossa integração com as pessoas. E essas técnicas, elas podem se aprendidas.

A palavra comunicar é derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Realmente, ao comunicar um fato com alguém estamos partilhando a informação.

E isso o verdadeiro líder faz isso diariamente com os membros da sua equipe.

Se for fraco na habilidade mesmo sendo um chefe com poder hierárquico, vai ter dificuldades para conseguir bons resultados com a sua equipe.

Um chefe com bom nível de comunicação consegue resultados positivos com menos atritos e com a aquiescência colaborativa de todos.

É bem conhecida a História da Torre de Babel. Ela é mencionada no Livro do Gênesis, da Bíblia que teria sido construída por descendentes de Noé após o Dilúvio.

A arrogância, presunção dos homens em se empenharem a empreitada de alcançar o mundo dos deuses teria causado a fúria de Deus.

Nessa época todos falavam apenas uma língua. Deus, simplesmente fazendo cada um falar uma língua diferente, resultou em ninguém mais se entender e construção ficou paralisada.

Sem se comunicar nada consegue ser construído, nem mesmo uma boa amizade ou uma posição de liderança.

Por outro lado, erros de comunicação não é privilégio de nós meros mortais, o presidente do país mais poderoso do mundo, faz coleção deles:

Saiu no Estadão em 28/02/1017, o seguinte título:

-Em entrevista, Trump admite erros de comunicação em início de mandato-

Logo abaixo o seguinte texto é mostrado:

-O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu falhas na comunicação da
Casa Branca nesse turbulento início de mandato: “Minha comunicação não tem sido boa”, disse, em entrevista à rede Fox News exibida nessa terça-feira (28), quando ele irá fazer seu primeiro discurso ao Congresso.

Uma comunicação eficiente permite que seu ouvinte gaste menos energia para decifrar sua mensagem e se sinta mais entusiasmado no sequenciamento da conversa e for uma ordem ela será melhor entendida e consequentemente atendida.

Agora, se a comunicação vai além de uma simples reunião, o tema já vira terror pra muita gente se tiver que falar em público.

Pesquisas mostram numericamente essa situação de desconforto para falar em público em relação a outros medos.

Pesquisa feita com 3.000 entrevistados pelo Jornal The Sunday Times

Mostrou o seguinte resultado sobre os maiores medos das pessoas:

41% = Medo de falar em público

22% = Medo de problemas financeir

09% = Medo da morte

28% = Medos diversos

Lembra-se do tempo da escola? Professora em pé no comando e você sentado
recebendo conhecimentos, ou seja, numa situação subalterna?

Então aqui vai uma orientação técnica para você criar um empoderamento através da forma de comunicação:

-Quem está em pé comanda!

Assim numa reunião querendo ser realmente ouvido e tendo um cargo de nível menor, fique em pé e terá toda a atenção que você precisa para expor suas ideias. Mesmo num curso, quando o treinador pedir pra você se apresentar:

-Fique em pé, bem ereto.

-Um olhar alegre.

-Sem mãos no bolso.

-De um olhar geral para sala enquanto respira fundo

-Diga o seu nome com voz firme.

-Dê sua mensagem.

Finalizando, grave isso: A habilidade em comunicação é um fator mais relevante para se atingir o sucesso!

Essa afirmação que ao longo do tempo em trabalhos de consultoria, treinamento, palestras percebi, ele vem explicitamente dos pais da PNL-Programação Neurolinguística, Richard Bandler e John Grinder.

Se você é um cara que gosta se frases famosas ditas de forma humorísticas, aí escrevo uma do meu “tio” Abelardo Barbosa, o Chacrinha:

“Quem não se comunica se trumbica”.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.