A importância da cadeia de suprimentos na redução de custos na empresa

Irei relatar um breve resumo sobre a importância da cadeia de suprimentos na redução de custos e que poderá levar a empresa a ter um diferencial competitivo

Na minha opinião, igual as demais áreas, a cadeia de suprimentos também possuí uma grande importância na empresa, pricipalmente nos seus resultados finais e deve ser constantemente avaliada com o objetivo de inserir ou excluir elementos que não se adequam mais as necessidades da empresa em atender o mercado.

A cadeia de suprimentos abrange desde o primeiro fornecedor até o cliente final, sendo ela a responsável em realizar as melhores decisões em todas as etapas de fabricação, transporte, armazenamento e distribuição dos produtos finais.

Em relação a redução de custos, é importante avaliar os fornecedores, pois as vezes acaba sendo muito caro para a empresa depender de apenas um fornecedor, a solução ideal é ter mais fornecedores que possuam também matérias primas de boa qualidade, mas com um menor custo, dando a possibilidade para a empresa gerar orçamentos, negociações e a compra do fornecedor que tiver o preço mais atrativo. Outra estratégia também é buscar parcerias com concorrentes na realização da compra dos produtos, pois geralmente quanto maior o volume de compra, menor será o custo.

As empresas devem abrir algumas de suas informações para os seus fornecedores e concorrentes, principalmente em relação a previsão de demanda e posição de estoque, para que não ocorram falta ou estoques de produtos desnecessariamente.

Suponhamos que uma empresa que vende direto para os consumidores finais precise exatamente de apenas 100 unidades de um determinado produto e realiza essa requisição para o seu fornecedor. Esse fornecedor depende de outro fornecedor e requisita 150 unidade para garantir um certo nível de estoque para o caso da empresa solicitante requisitar, suponhamos que tenham mais fornecedores em outros níveis nessa cadeia de suprimentos, isso poderá gerar um estoque enorme entre os fornecedores, fruto das informações não compartilhadas referente a correta previsão de demanda e posição de estoque.

Outra estratégia também interessante, é a empresa avaliar os custos principalmente em relação aos seus processos de transporte e armazenamento, quanto que a empresa gasta na mão de obra, aquisição e manutenção de equipamentos e frota de veículos, pois poderá ocorrer uma qualidade superior e quase com o mesmo custo caso a empresa contrate um operador logistico.

Enfim, é importante nos dias atuais as empresas criarem parcerias e trocarem informações, pois assim poderá reduzir custos, gerar uma maior eficácia na produção e entrega dos produtos e consequentemente gerará uma maior satisfação e possivelmente fidelização dos clientes.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.