A importância da autoestima para o desenvolvimento da carreira

A autoestima afeta todas as áreas da nossa vida, principalmente a profissional. Saiba como desenvolver isso para a vida.

A autoestima não é só necessária para o desenvolvimento profissional, mas também nas diversas áreas da vida:

- Relacionamento amoroso;

- Família / amigos;

- Saúde;

- Missão (carreira / trabalho);

- Hobbies;

- Espiritualidade.

Você pode estar se perguntando: Como posso melhorar minha autoestima? Como posso ter uma autoestima elevada? A autoestima está relacionada em como você se vê diante da vida e como se sente em relação a você mesmo. E acima de tudo: ACREDITAR MAIS EM VOCÊ!!!

É um exercício diário. Quando você se olha no espelho, o que você vê? Uma pessoa capaz, merecedora, poderosa, ou aquela pessoa que não se acha merecedora? Que pensa que não é capaz...ou pior ainda, que não consegue se ver diante de si mesma?

Costumo dizer aos profissionais, que se você não está bem consigo mesmo, como vai criar condições de estar bem na sua carreira? Na vida, tudo é energia e vibração! Como a 3ª Lei de Newton diz: "Para toda a ação, é gerada uma reação de sentido oposto e de mesma intensidade."

Se você é uma pessoa que só vive reclamando da vida ou fica sempre arranjando desculpas, sinto lhe informar, mas é essa energia que você vai atrair para você!

Costumo indicar um exercício bem prático que faço e pratico com os meus clientes e que dá um ótimo resultado. Eu pergunto: Há quanto tempo você não se olha no espelho? Mas não é aquele olhar automático não, só escovar os dentes, pentear o cabelo, etc.

Digo melhor, há quanto tempo você não se faz um elogio diante do espelho? Isso mesmo! Um elogio para você mesmo. Costumo escrever no espelho (eu tenho uma canetinha para escrever no espelho, azulejo...) e escrevo afirmações positivas e leio todos os dias de manhã. Por exemplo: "tudo dá certo para mim; tudo o que eu preciso está em mim agora; eu só faço escolhas assertivas; a cada dia que passa, minha saúde melhora; eu posso. Eu consigo. Eu mereço”.

E assim por diante, cada pessoa pode criar a sua própria frase. Além de escrever no espelho, escreva as afirmações positivas em post its e espalhe pela casa. É um exercício poderoso e que vai melhorar muito sua autoestima, mas para isso é necessário criarmos novos hábitos saudáveis.

É muito importante trabalharmos nossa autoestima na carreira, pois se você estiver com uma autoestima boa em sua vida pessoal, é certo que isso vai impactar sua carreira, podendo servir de exemplo e ser visto com "bons olhos", mas é muito importante que você acredite mais em você mesmo e tenha muita flexibilidade para lidar com as pessoas e principalmente é preciso que você mude sua mentalidade, ou seja, ver sempre o lado bom da vida e dos acontecimentos. O outro lado da moeda!

Aqui vão algumas dicas:

1 - Quando houver um problema, não fique o alimentando. Foque na solução!!!

2 - Seja mais proativo. Aprenda com os erros e peça desculpas!

3 - Saia da zona de conforto. Tenha atitude!!!

4 - Para tudo tem uma solução. Mantenha um diálogo respeitando os diferentes pontos de vista!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento