A importância da área de RH em períodos de crise econômica

Recursos Humanos auxiliam a enfrentar desafios do cotidiano

A área de Recursos Humanos enfrenta desafios diários, administrar a gestão de pessoas é uma das grandes dificuldades das empresas. Alguns dos desafios são:

- Novas gerações de profissionais onde a liberdade e condições de criar valem mais que a remuneração.
- Reter e motivar os talentos.
- Treinar e qualificar.
- Manter um clima adequado e agradável para todos.
- Gerir gestão de conflitos internos.

Se entre as funções do RH é administrar e manter uma provisão de recursos humanos (colaboradores), desenvolver, capacitar e monitorar para depois recompensar, como atingir os resultados esperados em tempos de crise econômica? Lembrando que a insegurança dos profissionais aumenta e a cobrança para atingir metas também.

O momento é propício para as empresa avaliarem a sua estrutura organizacional, política interna de trabalho e perfil de colaboradores que deseja manter e investir.

Um dos primeiros passos é alinhar a liderança, todos os departamentos trabalham para um objetivo comum e único, o sucesso da empresa. Uma liderança alinhada e com o apoio do RH terá condições de potencializar os resultados independente da situação econômica do país e do planeta.

Se existem empresas do seu segmento ganhando mais dinheiro do que você, se existem profissionais da sua área ganhando mais dinheiro do que você, a culpa da sua situação atual é da crise ou é preciso mudar?

Se for preciso mudar, o RH é fundamental neste processo. Todas as mudanças atingem de alguma forma os profissionais, que no primeiro momento podem receber as notícias de forma negativa. As mudanças exigem que todos saiam da zona de conforto, quando as empresas mudam, os colaboradores precisam mudar junto.

O trabalho do RH começa na pré mudança, quando a ideia de mudar surge. Precisa entender tudo que irá acontecer, os passos da mudança, para preparar a comunicação e administrar os conflitos, acompanhar e avaliar os resultados relacionados a gestão de pessoas. Este processo é fundamental para manter e potencializar os resultados.

Aproveitando, se a comunicação de mudanças com os colaboradores também é função do RH, o segredo para driblar esse período de crise econômica é manter uma boa comunicação pontuando as ações e expectativas da empresa. Uma comunicação falha pode prejudicar, e muito rápido, todo um processo, reduzindo os resultados e as vendas. É importante que as comunicações sejam coerentes com a política da empresa e sempre que possível orientar e comunicar os líderes antes do comunicado geral. Ter o apoio da liderança é um fator que fará a diferença na gestão e nos bons resultados.

Para ter um diferencial é preciso fazer diferente. Qual o seu diferencial?

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento