A importância do Big Data
A importância do Big Data

A importância do Big Data

Dados podem ser capturados em tempo real gerando para a sua empresa valiosos insights de negócios

Sabemos que a tecnologia advém de um período muito importante, A Revolução industrial que ganhou forças a partir do século XVIII. Neste período a mão de obra começou a ser substituídas por máquinas. Para a nossa felicidade de lá para cá ela não parou de evoluir. Evoluiu tanto que agora estamos começando a desenvolver robôs e estamos falando de uma explosão de DADOS gratuitos que se expandia a todo momento.

E por que esta explosão de Dados, ou seja, o Big Data tem-se tornado tão importante para as organizações? Novas tecnologias não param de crescer, e estas permitem processar grandes quantidades de Dados de forma eficiente e rápida. Estes dados podem ser capturados em tempo real gerando para a sua empresa valiosos insights de negócios.

O desafio das organizações será habilitar os seus profissionais ou contratar profissionais que sejam capacitados para:

1. Compreender as plataformas e ferramentas de Big Data

2. Coletar, armazenar e analisar dados de diferentes fontes, diferentes formatos e gerados em diferentes velocidades.

3. Migrar do sistema tradicional de coleta de armazenamento de dados para uma estrutura de Big Data

Segundo o McKinsey Global Institute "Até 2018, haverá um deficit de 140 a 190 mil profissionais com habilidades em análise de dados e mais de 1,5 milhão de gerentes e analistas que saibam usarem Big Data de forma efetiva para tomada de decisões.

O Big Data traz um oceano de oportunidades tanto para as organizações quanto para quem gostaria se renovar no mercado de trabalho. A quantidade de Dados, o poder de armazenamento e a capacidade computacional, tudo isso nos permite aplicar às técnicas e obter cada vez mais precisão, e este é o fenômeno por traz do Big Data Analytics.

Ferramentas tradicionais analisam basicamente o passado, já Ciência de Dados analisa o futuro, fazendo o que chamamos de Análise Preditiva, prevendo o futuro. Qual é o gestor que não gostaria de prever o futuro com nível razoável de precisão?! Com bases de dados históricos poder prever o comportamento de um cliente, qual será o percentual de vendas, se uma campanha de marca obterá sim ou não sucesso. Podemos fazer tudo isso, fazendo análise preditiva. E podemos ver a Analise Preditiva em ação todos os dias.

Empresas multinacionais começaram a praticar estas análises, uma empresa da Alemanha de renome da Indústria química recentemente começou a fazer análise preditiva com Big Data Analytics. O mercado gigante de Dados está a todo vapor, e para àqueles que realmente querem fazer à diferença e não querem ficar atrás da concorrência, terão que acompanhar esta nova era, a evolução digital.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar