A importância da Empresa promover educação financeira para funcionários
A importância da Empresa promover educação financeira para funcionários

A importância da Empresa promover educação financeira para funcionários

E como fazê-lo da melhor maneira

Um trabalhador motivado indica bons resultados e maior produtividade para qualquer negócio. Essa motivação está ligada à qualidade de vida do colaborador, mas, entre muitos fatores que influenciam no bem-estar de uma pessoa, estão os problemas com dinheiro. Por isso, vamos explicar a importância da empresa promover educação financeira para funcionários. Continue a leitura!

Qual o impacto que os problemas financeiros causam?

Um levantamento nacional realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com consumidores que têm contas em atraso há mais de 90 dias, mostra que a inadimplência altera o estado emocional dos entrevistados negativamente.

A pesquisa ainda mostra que as dívidas afetam as vidas profissionais, os relacionamentos sociais e familiares, e até a saúde dos endividados: 15,9% das pessoas que têm contas em atraso afirmaram ficar desatentas e pouco produtivas no trabalho ou nos estudos, enquanto 12,6% têm estado mais nervosas, cometendo agressões verbais a familiares e amigos e 7,6% já partiram até mesmo para agressões físicas.

Os problemas financeiros são preocupantes tanto para o trabalhador quanto para a empresa em que ele atua. Afinal, não é fácil se concentrar quando suas contas não estão batendo no fim do mês.

Como os problemas financeiros do funcionário afetam a empresa?

Um funcionário que está enfrentando problemas financeiros tende a ter dificuldades de concentração, irritabilidade, problemas para socializar, queda de produtividade, entre outros. É muito comum que ele peça o adiantamento do 13° salário e até a demissão, em busca de saídas para quitar as dívidas.

Em uma pesquisa realizada pela PwC - Employee Wellness Survey 2018 -, 47% dos entrevistados dizem estarem estressados com algum problema financeiro.

Dentre eles, 25% afirmam que a situação acabou se tornando uma distração no trabalho e 43% deles dizem gastar três ou mais horas de trabalho pensando e/ou resolvendo pendências relacionadas às finanças pessoais.

Dívidas se tornam preocupações constantes na mente do trabalhador e diminuem a sua produtividade.

Sem bons colaboradores, não existe clima organizacional sustentável. Eles são os responsáveis pela execução e entrega de resultados, ou seja, sua empresa não existe sem eles. Se seus funcionários estão enfrentando um problema financeiro, é o momento de buscar uma solução.

Como promover a educação financeira aos meus colaboradores?

A matéria “Educação Financeira nas Empresas” publicada no site da Catho (2013) afirma que o meio corporativo começou a perceber que a falta de conhecimento dos profissionais em lidar com o salário impacta a empresa em relação à produtividade e motivação dos funcionários.

Com as contas organizadas e com as finanças em dia, os colaboradores conseguirão resultados melhores no trabalho. Para começar a promover a educação financeira na sua empresa, conheça essas dicas:

1 - Incentive seus colaboradores: mostre como eles podem cuidar melhor do salário. Fale sobre a importância de anotar as fontes de rendas e todos os gastos ao longo do mês. Esta atitude pode ajudá-los a se planejarem financeiramente.

2 - Ofereça um programa de educação financeira: palestras, workshops e treinamentos podem estimular novos pensamentos e novas práticas. A Consiga+, por exemplo, oferece este tipo de Programa de Educação Financeira.

3 - Estimule-os a pensar na causa dos problemas financeiros: quando falamos sobre educação financeira, a maioria pensa apenas no que fazer com o dinheiro - onde aplicar, como fazer render etc. Mas é fundamental que a pessoa também reveja seus gastos, suas prioridades, o uso excessivo de cartões de créditos, entre outros.

4 - Ofereça a opção de contratar o crédito consignado privado: esta modalidade de crédito pode ser oferecida pelas empresas privadas para todos os funcionários com carteira assinada. Ele possui taxas mais baixas, prazos mais longos e desconto direto na folha de pagamento.

Assegurar a satisfação e motivação dos colaboradores faz com que eles produzam mais e melhor, reduz a rotatividade na equipe, torna o ambiente de trabalho mais leve e atrai novos talentos para dentro da sua empresa.

Conheça a Consiga+!

Pensando em melhorar a saúde financeira dos seus colaboradores, nossas empresas parceiras podem oferecer o melhor serviço de Crédito Consignado Privado, que desconta parcelas diretamente da folha de pagamento.

Temos as melhores taxas do mercado, prazos mais longos e sem burocracia. Isso significa mais dinheiro, mais rapidez e consciência para seus colaboradores e muito mais motivação e produtividade para a sua empresa.

Oferecemos também um Programa de Educação Financeira através de palestras, conteúdos, plantões, entre outras ações que ensinam e ajudam os colaboradores a controlar o dinheiro de forma consciente.

Além disso, temos um portal exclusivo para que sua equipe de recursos humanos acompanhe todas as parcelas, pagamentos e informações sobre o funcionário no nosso Portal do Rh.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.