A honestidade do profissional moderno

A impressão que tenho é que os esforços do empresário para formar e reter o profissional, hoje em dia é usado contra o próprio empresário, quando não o é ignorado por aquele que goza da vaga de emprego

A necessidade de competitividade no mercado atual é cada vez mais dependente dos resultados diferenciados. Aqueles que, pelo menos, trazem a essência da inovação, provendo aos seus clientes um destaque entre seus concorrentes.

Lembra-se há uns cinco anos atrás daquele discurso de equipe eficiente é empresa competente? Então, hoje esse jargão passou a ser obrigação para se permanecer no mercado. Aquela empresa que não se preocupa com seus recursos, que não os forma para retê-los, corre alto risco de fazer parte das estatísticas de fracasso.

Mas a questão que tenho observado é: Quem são os profissionais que se importam com isto? Quem são os empregados que realmente querem trabalhar? Será que a atenção que a empresa dá para ele, no sentido de apoiar na formação, no destaque no mercado, de participar dos resultados, é realmente relevante?

A impressão que tenho é que os esforços do empresário para formar e reter o profissional, hoje em dia é usado contra o próprio empresário, quando não o é ignorado por aquele que goza da vaga de emprego.

Substituir um recurso demanda tempo, treinamento e confiança. O que se traduz em perda capital para uma empresa. Óbvio que se um funcionário não está convergindo com os interesses, metas da empresa, é melhor substituí-lo que permanecer com ele. Contudo não há empresário em sã consciência que goste de ficar patrocinando a rotatividade de recursos. Boa parcela destes adeptos se tornam grandes faculdades de talentos para seus concorrentes.

Enfim, tenho me deparado com uma parcela de pessoas que chamo de "profissionais dislexo-sociais".

Comentar sobre a tríade do Cristian (todos ficam perdidos ao tentar se colocar dentro das métricas)
- Compromisso com Resultado
- Compromisso com a Pesquisa

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento