A Grande Importância da Comunicação dentro das Organizações

Na realidade atual tem sido uma grande preocupação dos gestores nas organizações manter uma perfeita comunicação com todos os seus departamentos e colaboradores, logo que os próprios objetivos da mesma dependem diretamente disso. Qualquer informação mal repassada ou uma tarefa sem as devidas explicações pode ocasionar muitos prejuízos para qualquer organização.

Todo ser humano necessita de comunicar-se para viver, o grande desafio disso dentro das organizações em particular, é fazer com que as mensagens cheguem as seus receptores da mesma maneira que saíram de seus emissores. Esta fato que é cada vez mais difícil ainda mais se tratando de empresas de grande porte, pois é necessário levar em conta que ninguém interpreta da mesma forma. Pensando nisso torna-se de uma importância crucial aos lideres e aos gestores tomar um cuidado redobrado na hora de passar os objetivos a serem alcanças, logo que se faltarem esclarecimentos as tarefas não serão bem entendidas os resultados alcançados jamais serão satisfatórios, vendo ainda por outro ângulo se excederem as informações pode haver mais conteúdo normalmente se precisa, o que pode causar confusões e mais duvidas aos departamentos e aos colaboradores.

Outro fato que também merece atenção é comunicação interna os próprios colaboradores, abordando um pouco o fato dos excessos na comunicação temos o exemplo das fofocas, não é difícil encontrar conversas desnecessárias pelos corredores de qualquer organização, ou como mais atualmente pela internet.

É necessário que todos empenhados nos resultados se conheçam, mas é dispensável assuntos sobre a vida pessoal de qualquer ou mesmo sobre sua conduta. É uma parte muito delicada e requer cuidado ao ser tratada, vendo é possível que todos trabalhem em harmonia contudo não será possível se um bom dialogo for instalado entre todos.

Problemas como esse existem não somente dentro das organizações, a própria sociedade entra em guerra por falta de saber se comunicar, contudo essa realidade deve ser controlada pelos gestores, justo todas as empresas e fundações de hoje trabalham com equipes ou seja em times, não existe uma só uma pessoa responsável por tudo.

O capital humano é com certeza um grande bem para o patrimônio das organizações, poupa-se muito em gerenciamento de conflitos só estabelecendo mais dialogo entre as pessoas. Alem de tudo haverá economia principalmente na rotatividade de funcionários, pois quando existe abertura entre e funcionários e seus lideres não há nada que não possa ser conversado e objetivo que não possa ser alcançado.

Tudo direta e indiretamente depende da boa relação entre pessoas e todos sabem que fundamental em todos manter uma excelente comunicação para que as relações sejam mantidas.

É evidente que repassar conteúdos não é simples, por isso que se deve a devida atenção, sem exageros ou omissões e deve-se levar em consideração também todos têm objetivos e propósitos diferentes, portanto torna-se fundamental que ao passar a sua missão a organização deixe o que ela quer e como deseja alcançar para que isso seja bem repassado, lembre-se que o ser humano é uma criatura singular e que alguns escutarão ‘A’ mas entenderão ‘B’ até nas pequenas palavras ditas e não ditas deve se tomar cuidado.

Conflitos sempre existirão porém muito pode ser evitado se todos se respeitarem, coisa que só torna possível se pelo menos maneira indireta todos se conhecerem e respeitarem, isso é comunicação.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento