A gourmetização e a seleção natural

O que falar das paletas, food trucks e demais exemplos das atuais manias dos brasileiros? A seleção natural é implacável e muitos vão sumir

Os brasileiros, de um modo geral, são muito ligados a modismos. Entre tantos exemplos, que são centenas, temos a nova maneira de se alimentar nas ruas, shoppings e restaurantes. A comida gourmet invadiu o gosto do povo, com comidas diferentes, outras nem tanto, mas sempre com um precinho bastante salgado.

Logo no início a novidade atrai muitos curiosos e as filas ficam quilométricas para poder provar um picolé com recheio. Quem nunca pagou R$15,00 em uma paleta, não é mesmo?! Mas quem já pagou a segunda? E a terceira...Não, acho que não.

Algumas pessoas com a ansiedade de empreender se deixam levar pela euforia do mercado e quando menos notamos, em cada rua tem duas ou três empresas oferecendo a mesma coisa e as filas se resumem a um “Não, obrigado”.

O mercado sempre foi assim, novidades surgem e muitos empreendedores assumem o risco de um negócio dos sonhos que vai trazer muito dinheiro. Porém, todo mercado tem um limite e chega a um ponto de saturação onde não há mais demanda para suportar tantos concorrentes com produtos equivalentes. É nessa hora que somente os fortes sobrevivem.

Assim, pense bem antes de empreender e não se deixe levar pela corrente. Empresas de sucesso se mantém pelo serviço prestado, diferenciação e, principalmente, entrega de valor. Fique sempre ligado nas novidades, mas, cuidado para não transformar Gourmertização em Commoditização.

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