A gente "somos inútil"?

Os administradores irão mudar o mundo?

Nos primeiros anos deste portal lembro muito de uma frase que era usada como propaganda e até virou estampa de camiseta que era tal qual ou parecida: “Administradores: Eles vão mudar o mundo”.

Gosto muito desta frase porque é justamente o que pensava lá com meus 16 anos e decidi ser administrador. Vislumbrava ainda na adolescência a gama de responsabilidades e a importância deste profissional para a empresa, para o governo, para a sociedade, cidade, país e mundo. Óbvio que outras profissões e profissionais fizeram muito (Gandhi, por exemplo, era advogado), mas todos precisam possuir os atributos de um administrador para realizar. Ok...hoje chamam isso de empreendedorismo e até de gestão, mas no fim é administração e suas expertises.

Devo estar ficando chato com a idade ou crítico demais, mas lembro de um professor que sempre dizia que o mínimo que se espera de um bom administrador é que ele possa prever ao menos os próximos seis meses de tudo que pode acontecer no cenário nacional e regional.

Caso pense que a afirmativa acima é absurda, com todo meu carinho, peço que repense sua carreira como administrador. Aos mais sensíveis, desculpas pela honestidade.

Hoje temos uma árvore completa, sem frutos na verdade, mas esta mesma árvore foi semente no passado. Só para citar fatos que passados que quando vistos não surpreendem nosso presente: Pedaladas fiscais, se tirarmos o índice de inflação da porcentagem do PIB veremos que desde o começo dos anos 2.000 estamos com déficit, no momento de maré boa da economia as empresas e nós não fizemos absolutamente nada, nenhuma reforma fiscal ou tributária foi feita, empresas são mais dependentes de bancos e governo do que do seu trabalho e seus clientes, temos muitos produtos ruins no mercado, prestação de serviço neste país, em muitos casos, ainda é uma piada, leis absurdas foram criadas (como exemplo a proibição de propaganda de brinquedos), ainda nos preocupamos com a cobertura e esquecemos a estrutura (esta última afirmação me lembra de muito duas frases da música Construção de Chico Buarque: E flutuou no ar como se fosse um príncipe E se acabou no chão feito um pacote bêbado)

Óbvio que ainda há muita coisa para dizer de atitudes ou não atitudes do passado que nos leva a este exato presente que vivemos, mas a minha preocupação é que todos os fatos passados se repetem. Os mesmos problemas que criaram o rombo no navio se continuarem serão os responsáveis pelo naufrágio.

Provavelmente você deve se perguntar se isso tudo me incomoda e respondo de pronto que muito, mas o que mais incomoda é nossa passividade diante de tudo. Estamos iguais os violinistas do filme Titanic.

Enquanto o país é lapidado nos vemos dentro de nossas empresas falando de palestra motivacional ou curso de liderança. Criamos textos, artigos e livros com 10 ideias geniais, 8 maneiras de fazer, 3 passos para o sucesso e mais um monte de baboseira para talvez esconder a incapacidade e a incompetência diante de um mundo real. São as baboseiras dos que chamo de administradores Peter Pan. Vivem em um mundo irreal com medo de encarar a realidade já que para eles a fantasia é mais importante do que fazer o óbvio.

Há outro grupo de administradores que é grande que são os Administradores Inquisidores. Julgam e culpam todos ao seu redor. A empresa não vai bem? Culpa do governo. Os índices de venda caíram? Os vendedores são folgados. Os clientes não compram mais? O cliente é infiel (este é um dos maiores absurdos que já ouvi ultimamente, mas isto é para outro artigo).

Não dá para continuar assim.

Japão e Alemanha se ergueram após uma guerra devastadora. A Coca Cola virou esta gigante durante e após a guerra e nós que não passamos por nada devastador (tirando a falta de solidariedade e empatia) ficamos sentados esperando uma intervenção divina? Não tenho procuração Dele, mas acredito que até Deus está cansado de dar milagres a nós brasileiros.

Espero que não seja só eu a pensar assim. Não posso ser sozinho na aflição e na dor. Você que é um administrador e cidadão responsável e que pensa deve estar tão indignado quanto eu.

Perdi as esperanças nas instituições como nosso sindicato, sistema S, CNI e mais instituições ligadas ao administrador e ao empresariado. Ou não sabem sua força e responsabilidade ou são vaidosos e levianos.

Estamos nos contentando com números irreais e mentiras sinceras.

Sei que não é de hoje os problemas que enfrentamos, mas passou da hora de dar o basta. Este basta não é com manifestações ou palavras necessariamente, precisamos antes de tudo do basta interno e não aceitar mais as imposições, decepções e promessas vazias que nos são dadas como migalhas.

Precisamos ser administradores melhores e mais responsáveis e isso só se consegue sendo uma pessoa melhor. Coloque seu cérebro e coração para trabalhar o dobro, o triplo, ou quantas vezes forem necessárias a mais pela sua empresa e pelos funcionários que te circulam independente de ciclo hierárquico, faça o mesmo pelo cliente, amplie o leque e pense em sua família, mais a frente seu vizinho, seu bairro, sua cidade e logo chegara ao pais.

Ou exercitamos a empatia, a responsabilidade em todos os níveis e a fraternidade ou, infelizmente, nunca mudaremos o mundo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento