A falta de liderança nas empresas afeta os resultados

O chamado “apagão” das lideranças vem afetando os resultados das empresas e, provavelmente, sua empresa já sofre a queda nas vendas, a insatisfação dos clientes e até a saída de bons colaboradores de sua equipe por falta de um Líder eficaz

O chamado "apagão" das lideranças vem afetando os resultados das empresas e ,provavelmente, sua empresa já sofre a queda nas vendas, a insatisfação dos clientes e até a saída de bons colaboradores de sua equipe por falta de um Líder eficaz. Acredito que você deva estar se perguntado: mas o que isso tem a ver com o Líder?

Tudo. O Líder é o responsável pelos resultados.

É ele quem admite e mantém as pessoas em sua equipe. É ele quem toma as decisões. É ele quem mostra o caminho para a equipe. É ele quem pensa estrategicamente e propõe soluções. É ele quem torna melhor as pessoas que estão ao lado dele. É ele quem comemora com a equipe o sucesso.

Mas, também, é ele quem afunda a empresa.Quem mantém incompetentes ao seu lado. É ele quem "empurra com a barriga" os problemas. É ele quem manipula resultados. É ele que demite competentes com medo de perder o seu lugar. É ele que por arrogância devido a um sucesso passageiro, nega a realidade e põe em risco a empresa ao não avaliar a real situação "dando um passo maior que a perna". É ele quem quebra a empresa.

Mas ele é um centralizador??

Não , ele é um maestro dirigindo uma orquestra , mas não na hora do concerto onde cada um já sabe o que tem que fazer , e sim, na hora do ensaio, onde muita coisa dá errado e ele precisa ORIENTAR , TREINAR, CONDUZIR, APRIMORAR, AJUSTAR, AFINAR até que todos saibam tocar a melhor sinfonia.

Hoje vejo muitas empresas procurando Líderes que assumam as responsabilidades e que "saibam o que vieram fazer " mas não encontram. Onde foram parar os verdadeiros Líderes? Os que fazem a diferença.

Mas se você é líder e procura seu "lugar ao sol" , ou se você é empresário em busca de um Líder que agregue valor , tenho boas notícias. A era do "achismo" em gestão de pessoas já passou e hoje através da neurociência temos ferramentas inovadoras e podemos ajudar empresas e pessoas a, pelo menos, questionarem a sua atual maneira de "LIDERAR EQUIPES E NEGÓCIOS" e podemos comprovar que o que se usa em gestão hoje , tem pelo menos 100 anos de existência , ou melhor, são da ERA INDUSTRIAL , e hoje os pressupostos desse passado já não garantem mais o sucesso atual.

E se você acha que sua empresa tem muito sucesso e que você já ganha o suficiente, eu o convoco a ganhar 4 vezes mais e se preferir faça uma doação do excedente para uma Instituição de caridade, mas, por favor, experimente com dedicação, perseverança e principalmente, acreditando nos 5 passos a seguir e que desenvolvi através de muita pesquisa.

1. Líder de si mesmo - comportamentos e atitudes de sucesso.Um Líder mesmo com título de CEO , se não tiver um time que acredite e confie nele, apresentará resultados pífios diante de todo potencial que poderia atingir .Já está provado que empresas onde as pessoas são felizes obtém quase 4 vezes mais lucro no Brasil do que as demais empresas. E pasmem amigos, quem dá o tom de felicidade na empresa é o Líder. As pessoas que com ele trabalham ficam mais tempo administrando o estado de humor do líder do que cuidando do cliente. Pois é , mau humor é contagioso , isso devido às características de nosso cérebro de se apegar mais aos fatos negativos do que aos positivos. Devido a isso que as reportagens de "sangue" fazem tanto sucesso.

Desgraça chama a nossa atenção por uma questão de sobrevivência.Nosso cérebro está programado para disparar o alerta em caso de perigo e por isso , um líder desesperado, desequilibrado, inseguro, gera estresse e infelicidade em sua equipe e reduz todo o potencial para a ação que agora ficará canalizada para a sobrevivência e a segurança do emprego e não dos resultados da empresa. Portanto, o líder tem que conhecer seus pontos fortes e administrar os fracos e adotar os comportamentos e atitudes assertivas que levam sua equipe a desenvolver suas competências e talentos.

2. Olhar & Perceber - atenção focada e resultados grandiosos.Alguns Líderes passam a maior parte do tempo falando dos problemas e das histórias que não deram certo achando que com isso incentivam sua equipe para acertar. Na realidade, geram pânico e falta de esperança. Já sabemos que se nosso cérebro focar em problemas nossa percepção estratégica diminui , pois , os hormônios do estresse que passam a circular diminuem nossa visão sistêmica, tornado as pessoas egoístas e agressivamente competitivas e portanto, o líder cria um ambiente onde prevalece o "cada um por si" .Portanto, foco na solução e visão de futuro brilhante faz a equipe caminhar junta para o objetivo comum da empresa e assim partir para a ação correta.

3. Mente determinada - dominar o pensamento Sabemos que ao menor sinal de pânico do Líder toda a equipe recua , isso devido aos neurônios espelho que captam qualquer reação do ambiente e identificam o menor sinal de perigo, da mesma forma que capturam as mentiras e a falta de sentido para algumas ações.percebem que o discurso não é congruente com a prática. Portanto, treinar e dominar seus pensamentos trocando os aspectos negativos pelos positivos, por exemplo: entendendo que obstáculos são oportunidades;que todas as situações tem várias versões.Desta forma ao pensar assim o Líder agirá de maneira equilibrada diante das situações adversas, pois, estará com a mente serena dominando os seus pensamentos e tomando decisões adequadas.

4. Nós ganhamos - entender pessoas e conquistar uma equipe campeã.Entender que ninguém vai a lugar algum sozinho. Que o todo é maior que as partes e que um líder egoísta do tipo EU, EU , EU tem seus dias contados, pois, ninguém tem mais tempo, nem paciência com o REIZINHO MIMADO, ou ele compartilha o sucesso ou a equipe o destitui. Somos seres gregários e o cérebro humano é ético, embora muita gente acredite no contrário. Precisamos que os honestos e justos assumam a sua posição e percebam a força da união.Está aí a geração Y que compartilha conhecimentos nas redes e os resultados são grandiosos e acompanhamos todos os dias.

5. Construindo o futuro - comunicar seu propósito. Hoje sabemos que o cérebro humano precisa de algo além do que assegurar a sua sobrevivência. É o único que precisa de uma causa para defender e apoiar , acreditar em algo maior do que ele mesmo. É por isso, que muitas pessoas que se aposentam e deixam de ter um objetivo, morrem 2 anos após ( estatísticas das seguradoras) . Precisamos ser úteis para a sociedade e sermos importantes para alguém. Mover montanhas através da fé ( não necessariamente , religiosa). E sabemos que equipes campeãs vencem as barreiras primeiro em seu cérebro, pois, acreditam que são campeãs e formam juntas com o líder a visão clara de futuro com sucesso e sabem o que precisam fazer para conquistar isso.

Bem, espero que você aplique esses 5 passos e depois me escreva, pois, o mundo precisa de Líderes que façam acontecer junto com as pessoas. Precisamos de prosperidade para todos. Como os 5 passos ajudaram você?

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento