Café com ADM
#

A evolução da Administração de Pessoal

Há tempos á área de Administração de Pessoal deixou de ser o “Patinho Feio” de uma organização. O que antes era apenas uma pequena sala, por muitas vezes no sub solo da empresa e com profissionais desmotivados, chamado de Departamento Pessoal, hoje se transformou em um importante Sub Sistema de Recursos Humanos e tem uma grande participação na estratégia da empresa.

Porém, equivocadamente muitos ainda acham que esse cargo se resume apenas a controles de holerites e entrada/saída dos empregados, mas a modernidade pediu a amplitude dos trabalhos exercidos para quem se profissionaliza nessa área.

O profissional de Administração de Pessoal moderno deve conhecer as leis trabalhistas, direitos e deveres de empregados e empregadores, além de saber fazer cálculos diversos, como de horas extras, férias, 13o salário, adicionais, entre outros.

Seja para recrutar novos empregados, ou cuidar de admissões ou desligamentos, a verdade é que a Administração de Pessoal está ganhando cada vez mais espaço nas empresas modernas. Juntamente com o crescimento, surge a necessidade de profissionais capacitados para trabalhar.

Além disso, é importante alinhar se com os objetivos da empresa, ter em mãos informações como custo com salários, benefícios, impostos e propor sempre melhores práticas e mantendo sempre empregados valorizados x melhores custos.

Engana-se o empresário que não investe neste Departamento, que não da importância à contratação de bons profissionais e/ou treinamento e capacitação, pois literalmente o barato pode sair caro, com os custos decorrentes processos trabalhistas, multas por atraso no pagamento das obrigações, elevadas indenizações e também com autuações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.