A Estratégia Bourne - Adaptabilidade

Décimo oitavo artigo da série "A Estratégia Bourne"

Siga-me: @romerocleber

Se pudermos deixar de ser críticos apenas por alguns momentos (e ignorar os exageros hollywoodianos), observaremos um ótimo exemplo de adaptabilidade no filme A Supremacia Bourne, aos 40m40s. Jason Bourne se vê frente a frente com um de seus perseguidores. Este está armado com uma faca, e Bourne está desarmado. E quando tudo parece perdido, eis que nosso herói pega uma revista (isso mesmo, uma revista de papel!), enrola na forma de um bastão e enfrenta seu oponente.

Exageros à parte, Jason nos dá uma importante lição: nem sempre a situação em que nos encontramos oferece as ferramentas (ou armas) necessárias para enfrentar as adversidades. E, diante disso, temos duas opções: ou ficamos parados esperando que o destino realize suas façanhas, ou improvisamos e buscamos uma alternativa. A segunda opção é indiscutivelmente a mais acertada – esta afirmativa é válida em todos os campos da nossa vida.

No ambiente empresarial, a adaptabilidade é essencial durante os altos e baixos ao longo da vida de um negócio. Não são poucas as vezes em que o mercado (incluindo-se aí a economia, os concorrentes e a própria clientela) força os diretores de uma empresa a tomarem decisões difíceis em momentos em que os recursos (humanos e/ou materiais) são escassos e consegui-los é impossível. Ter adaptabilidade torna-se então uma dádiva.

Leia mais no livro "A Estratégia Bourne" (Ed. PoD, 2011)

Siga-me: @romerocleber

* Não deixe de ler os outros artigos da série "A Estratégia Bourne" clicando aqui

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Cleber Romero

    Cleber Romero

    Cleber Romero é estrategista corporativo, bacharel em Administração Industrial pelo CEFET/RJ e pós graduado em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes/RJ. É ex-professor da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, autor de seis livros na área empresarial, palestrante e consultor de empresas. Possui inúmeros vídeos e artigos publicados em diversos sites, além de ser ex-articulista da revista Advogados - Mercado & Negócios. Em 2014 foi condecorado pela Associação Brasileira de Liderança (BRASLÍDER) com o título de Comendador por Mérito Social (profissional do ano). 21-96415-2579 cleber@crestrategia.com www.crestrategiacom
    café com admMinimizar