A escolha correta do segmento do negócio: primeiro passo para o sucesso da empresa
A escolha correta do segmento do negócio: primeiro passo para o sucesso da empresa

A escolha correta do segmento do negócio: primeiro passo para o sucesso da empresa

Defina e planeje muito bem o empreendimento que você irá realizar, seja ele na indústria, comércio ou serviços, pois, uma escolha bem feita será o primeiro passo para o sucesso da sua empresa

Com o artigo anterior: “Flávio Augusto e Carlos Wizard: do zero construíram grandes impérios” encerrou-se a 1ª parte que se trata da “Inspiração” do projeto “Como Montar e Gerenciar o Seu Próprio Negócio”.

Nesta 2ª parte, "Criação" – que corresponde ao capítulo II, do livro “Montando e Mantendo o $eu Próprio Negócio” – serão mostrados para você os procedimentos e as medidas administrativas que deverão ser realizadas para a montagem da sua própria empresa; nesta etapa, se você quiser, poderá consultar um contador, que lhe ajudará na parte burocrática para o registro da empresa. Mas, não se assuste, que é muito fácil.

A seguir, apresento as principais fases para a montagem da sua empresa:

1ª. A escolha do ramo ou segmento do negócio

Defina e planeje muito bem o empreendimento que você irá realizar, seja ele na indústria, comércio ou serviços, pois, uma escolha bem feita será o primeiro passo para o sucesso da sua empresa. Tenha cautela na hora de escolher o ramo de atividade, levante e analise informações sobre o mercado consumidor, o nicho de mercado – em que atuará a sua empresa – e a concorrência.

Caso você já possua algum conhecimento do ramo de atividade escolhido, será ótimo para o sucesso do empreendimento. Por exemplo, digamos que você goste e possui cursos de culinária. Nessa área existem várias opções de negócios lucrativos, tais como delivery de doces, salgados, saladas, comidas caseiras ou até a montagem de uma cafeteria, food truck – que está na moda – ou restaurante.

Lembre-se, no entanto, que qualquer que seja o ramo que você escolher é de suma importância que você goste do que irá fazer.

Quando você gosta do que faz, a motivação, a dedicação e o comprometimento serão maiores e, com isso, haverá mais chances de se destacar no mercado em que você atua. No meu artigo “Fazer o que se gosta: a fantástica magia para o sucesso”, você encontrará questões que irão complementar esse assunto.

Então, procure montar o seu negócio com base naquilo que você mais goste de trabalhar e você verá que o rendimento e os resultados serão os melhores possíveis.

Hoje em dia, as atividades relacionadas com informática, telefonia móvel, logística, vestuário, beleza e saúde, construção civil – principalmente em infraestrutura –, alimentação, serviços – tais como lavanderias, pequenos consertos hidráulicos e elétricos – são as melhores opções, porque esses mercados estão em grande expansão.

Espero que você tenha gostado deste artigo. No próximo irei escrever o texto “Para a escolha da localização da empresa três fatores são muito importantes”. Aguardem!

Texto baseado no meu livro “Montando e Mantendo o $eu Próprio Negócio

ExibirMinimizar
aci baixe o app