A Emoção é um elemento fundamental no momento da compra

Enfatiza o conceito do Neuromarketing. A relevância de conhecer as emoções dos consumidores.

O mundo e as pessoas estão sempre em constante mudança, para conquistar o grande sucesso de uma Marca precisamos ter uma excelente estratégia de marketing, sendo imprescindível conhecer quem? O consumidor.


E quando o Marketing se preocupar exatamente em entender o processo de como inconsciente influência diretamente as nossas escolhas, qual o botão emocional que corroborar para as pessoas comprarem essa ou aquela Marca?

Estamos falando da união entre o Marketing e a Ciência, chegamos ao relevante Neuromarketing. Mas o que é Neuromarketing?

Neuromarketing é um campo novo do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor. É a união do marketing com a ciência, é considerado uma chave para o entendimento da lógica de consumo, que visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas através do estudo das reações neurológicas a determinados estímulos externos. (WIKIPÉDIA)

Segundo LINDSTROM (2009), Neuromarketing é a chave para abrir o que chamo de nossa "lógica de consumo" - os pensamen­tos, sentimentos e desejos subconscientes que impulsionam as decisões de compra que tomamos em todos os dias de nossas vidas.

Nós consumidores quando vamos às compras, vamos orientado principalmente pela satisfação emocional, sendo assim percebemos que as pessoas vão procurar produtos e marcas que essencialmente as levam sentir alguma forte emoção.

O que é emoção?

Segundo Wikipédia, Emoção é uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação

A emoção se tornou um elemento fundamental no momento da compra, então precisamos conhecer muito bem as nossas Emoções. Questionem-se quando forem as compras: Porque quero comprar exatamente essa Marca? Será que realmente preciso desse produto? Qual emoção está buscando ao comprar essa Marca?

Segundo Gobé (2002, p. 19), Por emocional, quero dizer como uma marca se comunica com os consumidores no nível dos sentidos e das emoções. A criação de marcas emocionais fornece os meios e a metodologia para conectar produtos ao consumidor de uma forma profundamente emocional. Ela focaliza o aspecto mais forte do caráter humano; o desejo de transcender a satisfação material e experimentar a realização emocional. A marca é univocamente estabelecida para cumprir essa tarefa, pois pode ativar os mecanismos que sustentam a motivação humana.

No meu artigo uma marca não nasce ela é planejada e construída com o tempo (GOIS, 2011), quando uma marca é muito forte na mente das pessoas, gera laços que fazem com quer recomendem essa marca para seus amigos, isso acontece principalmente porque os consumidores criam forte elo emocional com a Marca.

REFERÊNCIAS

GOBÉ, Marc. A emoção das marcas – Conectando marcas às pessoas. Rio de Janeiro: Negócio, 2002.

GOIS, Silma, 2011. Uma Marca não nasce ela é planejada e construída com o tempo. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/uma-marca-nao-nasce-ela-e-construida-com-o-tempo/54491/ Acessado em: 11.10.11

LINDSTROM, Martin. A Lógica do consumo: verdades e mentiras sobre o por que compramos. Tradução Marcello Lino. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. O que é Neuromarketing. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neuromarketing. Acessado em: 10.10.11

WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. O que é Emoção? Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Emo%C3%A7%C3%A3o Acessado em 28.10.11

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