A culpa é do meu chefe?

Quem já não ouviu ou disse essa famosa frase “A culpa é do meu chefe". Mais será que a culpa é somente dele?

Num ambiente empresarial quando algo da errado ou não estamos progredindo na carreira temos tendência de arrumar um culpado para isso. "Eu não sou promovido por causa do meu chefe". Certa vez, meu chefe disse que o meu trabalho era amador. Ele dizia: "Puro amadorismo..." Sempre que tinha oportunidade falava isso. Me esforçava em realizar um bom trabalho e entregar aquilo que a empresa desejava. Mas comecei a ficar sem motivação para trabalhar.

Após um desses episódios me fiz a seguinte pergunta, "Eu sou Amadora?" O que realmente é SER amador? Busquei resposta nas minhas entregas e no processo de coaching. Ser AMADOR para mim transformou-se numa promoção à gerência. Calma, não estou dizendo que para ser reconhecido na empresa você precisa “ser amador” (no sentido de não entregar com qualidade, ser profissional estagnado, não apresentar resultados, etc). Pelo contrario, para você ter visibilidade é preciso amar aquilo que se propôs fazer, dar o máximo de si na entrega dos seus projetos e ter foco na solução de problemas. Você deve esta se perguntando por que estou relatando isso para você, não é mesmo? Antes de responder essa pergunta, gostaria que refletisse sobre os aspectos abaixo:

  1. Você permite se tornar aquilo que as pessoas dizem pra você?
  2. O que você faz com tudo que recebe?
  3. Qual carreira você quer construir?

A atitude do meu chefe foi um impulsionador. Mudei o jeito pelo qual recebia o que ele me falava. Passei a receber tudo com gratidão. Eu falava e agradecia no subconsciente. Reafirmava para mim mesmo o que realmente eu era e o que queria me tornar. Isso parecia um mantra. Não queria gerar atrito ou ser hipócrita. Acredito que a mudança no modelo mental, proporcionou a promoção. Ah....só para esclarecer! Não fui promovida pelo meu chefe. Fui promovida pelo dono da empresa.

Ame aquilo que lhe propõem fazer. Pois, no mínimo você atingirá outros patamares. Eu verdadeiramente cresci/desenvolvi com isso! Hoje sou coach, e auxilio profissionais insatisfeitos a desenvolverem suas carreiras atraves do acesso ao potencial interior gerando empoderamento e resultado. Eu escolhi essa carreira de sucesso opara inspirar e transformar a vida de muitos profissionais. Ser amador para mim é AMAR aquilo que se faz e auxiliar na transformação da DOR do outro. No dicionário consta a.ma.dor :adj (amar+dor2) 1 Que ama. 2 Relativo a amador. 3 Próprio de amador. 4 Que tem a condição de amador. 5 Praticado por amador. sm 1 O que ama. 2 O que cultiva qualquer arte ou esporte, por prazer e não por profissão; curioso. 3 Aquele que trabalha sem remuneração. 4 Aquele que entende superficialmente de alguma coisa, de regra, autodidata. 5 Apreciador, entusiasta.

Então, o que tem a me dizer? A culpa é do seu chefe? Então de quem será?

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento