A crise e suas oportunidades

Se existe crise existe oportunidade, o medo não deve ser maior do que a possibilidade de criar algo novo

A crise se agravou, poucas empresas serão capazes de sobreviver, iremos fechar as portas, não hámercado, devemos comprar menos, cortar despesas, cortar pessoal, nos adequarmos a esse momento. Não existe outra saída a não ser esperar esse momento passar.

Pensamentos como esses são normais em épocas de crise como a que vivemos, mas há quanto tempo o mundo tem crises, dificil lembrar quando houve a primeira, na verdade são ciclos de adapatação do mrcado. São provocados por diversos fatores, novas tentativas de negócios a nível global, descontrole de países, guerras, política, boatos, especulações, governos sem respaldo, e tantos outros que os economistas poderiam listar à exaustão.

Mas em qualquer momento de crise existe lucro para alguma organização, o que é necessário é focar mais a oportunidade do que a crise. Empresas perdem mercado durante uma crise, mas se perdem significa que outras absorvem tal mercado, mesmo que haja retração ela não é total, parte da produção ainda sobrevive. Se um produto desaparece com certeza foi substituído por um novo, com a idéia original mas com novas cartacterísticas que atendem melhor o consumidor, e assim por diante.e

Então o que fazer ?

Enxergar oportunidades de melhoria, e não somente o momento. Fazer um diagnóstico coerente e imparcial da sua organização, quais seus problemas internos, qual seu mercado e suas perspectivas em relação ao mesmo. Focar o que pode ser melhorado em sua organização e não somente o corte de "gastos" que muitas vezes podem ser investimentos necessários. Se tem mercado qual motivo de não atender, nesse caso minimize os custos e mantenha a produção, aproveite o momento para buscar o mercado que a concorrência não atende, mesmo que pequeno.

Se na sua análise , coerente e imparcial, encontrou desperdícios, reveja os custos e implante melhorias, envolva sua equipe, motive, aproveite para analisar os resultados de cada colaborador. Se o produto ou mercado com o qual trabalha está ultrapassado reveja seus processos, veja o que o mercado espera para o futuro.

Aproveite a "Crise" para avaliar de maneira profissional o seu negócio, colaboradores, resultados, custos, planejamento e tendências, e principalmente oportunidades. Afinal como vemos no idioma chinês a palavra "Crise" é formada por dois ideogramas que significam " Crise e oportunidade".

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento