A criação coletiva [ela pode salvar sua empresa]

Tempos de lava-jato, discussões partidárias, redes sociais com comentários de afronte entre as pessoas com nível demasiadamente alto. Pessoas se esforçam para conseguirem criar negócios e processos mais criativos, porém de forma individual. A crise toma conta de praticamente todos os ramos de negócio, e agora? Como sair dessa? Torne sua empresa mais criativa!

Grandes corporações lutam para manter suas margens de lucro satisfatórias para acionistas e ao mesmo tempo precisam manter a motivação de seus funcionários elevada para que consigam se manterem competitivos até o final da crise e mais fortes na próxima que virá depois desta.

Como impulsionar isso tudo? Talvez exista apenas uma solução, ou vamos chamar, caso não seja a solução, de “analgésico”, a criação coletiva.

A criação coletiva eleva o nível de inovação nas organizações trazendo a tona oportunidades ainda não identificadas e que não seriam vistas em um processo de tentativa de inovação individualizado ou setorizado.

Processos não negociam com processos, pessoas negociam com pessoas.

A criação coletiva dentro de uma empresa através de um processo organizado pode elevar o nível de geração de ideias, resolução de problemas com baixo custo e ainda integrar processos com o objetivo de ganhar agilidade e reduzir custos. Não estamos falando do velho e chatos.

Os colaboradores devem compreender que os processos entre clientes internos, quando mais ágeis, maiores são as chances de superar as expectativas de clientes externos.

Mas como organizar um processo de criação coletiva. Existem várias formas, mas algumas delas podem traz resultados práticos mais efetivos:

  • Banco de ideias — Para se obter um banco de ideias de qualidade, incentive as pessoas a trazerem ideias de como reduzir custos e agregar valor ao cliente, seja este interno e externo. Uma plataforma, ou até mesmo, uma planilha em excel bem estruturada pode ser o ponto de partida. Promova mini eventos de geração de ideias onde cada grupo ou pessoa pode falar sobre a sua ideia em 30 segundos. Separe as melhores ideias através de um processo interno de seleção e estude elas com mais pessoas a fim de organizar de forma clara o pensamento feito em 30 segundos.
  • Design Thinking — Processo estruturado que passa por várias etapas com o objetivo de fornecer soluções criativas para um determinado tema. Ele é utilizado amplamente pelas empresas mais inovadoras do mundo como IBM, SAP e 3M, mas você pode usar em sua empresa, desde que estude o método. Ele passa por 6 etapas ( entendendo o problema, observando o problema, criando um ponto de vista sobre o problema, criando as ideias para o problema, criando protótipos e testando o protótipo na prática). As etapas podem ser de curta ou longa duração pois muitos projetos exigem pontos de vista sob vários seguimentos de clientes e com diversas soluções possíveis.

  • Aplique a criação coletiva na sua empresa, você irá se surpreender com os resultados!
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento