A arte do plano de negócios
A arte do plano de negócios

A arte do plano de negócios

Se você não consegue descrever o seu modelo de negócio em dez palavras ou menos, você não tem um modelo de negócio

Um bom modelo de negócios obriga você a responder duas perguntas simples: "Quem são as pessoas que têm seu dinheiro nos bolsos?" e "Como você vai fazer para que esse dinheiro entre no seu bolso?".

Estas perguntas podem não ter sutileza, mas fazer dinheiro não é um processo sutil. Feita de uma maneira mais elegante, a primeira pergunta envolve identificar seu cliente e a necessidade que ele sente. A segunda questão cria um mecanismo de vendas para garantir que seus rendimentos irão exceder os seus custos.

Você vai ajustar o seu modelo de negócio constantemente - na verdade, é assustador se você não mudar o seu modelo ou fizer alguns ajustes grandes ao longo do caminho. Aqui estão algumas dicas adicionais para ajudá-lo durante o processo:

Defina um nicho específico

Quanto mais precisamente você puder descrever o seu cliente, melhor. Muitos empreendedores têm medo de um foco muito estreito e específico porque ele não levará a uma dominação mundial do mercado. No entanto, as empresas mais bem sucedidas começaram alvejando um ou dois mercados e cresceram (muitas vezes de forma inesperada) para um tamanho grande, abordando outros mercados.

Mantenha-o simples

Se você não consegue descrever o seu modelo de negócio em dez palavras ou menos, você não tem um modelo de negócio. Evite qualquer jargão de negócios da moda (estratégico, missão crítica, classe mundial, sinergéticos, pioneiro, escalável, classe empresarial, etc.). Língua de negócios não faz um modelo de negócio. Pense no modelo de negócio do eBay: cobrar uma taxa de anúncio mais uma comissão. Fim da discussão. (inspirado por Michael Shermer, em "Porque as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas").

Copie outros

O comércio existe há muito tempo, então as pessoas praticamente já inventaram todos os tipos de modelos de negócio possíveis a essa altura. Você pode inovar em tecnologia, marketing e distribuição, mas tentar chegar a um novo modelo de negócio é uma aposta ruim. Tente relacionar o seu modelo de negócio a um que já é bem sucedido e compreendido. Você tem muitas outras batalhas para lutar.

Seja abrangente

Modelos de negócios que envolvem a criação de uma torta maior em vez de pegar mais da mesma torta funcionam melhor para startups. Isso ocorre porque os clientes esperam descobrir produtos que sejam inovadores e legais, e estão menos interessados em releituras e mesmices melhoradas.

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