A arte do marketing pessoal

Marketing pessoal é uma ferramenta importante para o crescimento pessoal e profissional, é a capacidade de saber se vender e se promover e conseguir oportunidades de negócios

Marketing pessoal é uma ferramenta importante para o crescimento pessoal e profissional, é a capacidade de saber se vender e se promover; de fazer as pessoas quererem estar próximas, querer trabalharem junto ou quererem indicar, recomendando para outras oportunidades de negócios.

Porém, ótimos funcionários muitas vezes não conseguem ser promovidos por que muitas vezes fazem tudo certo, mas esquecem de algo muito importante, desenvolver algumas qualidades que fazem com que alguns se destaquem mais que os demais.

Assim como o marketing é um conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos ou serviços sejam conhecidos, apreciados e comprados, o marketing pessoal é exatamente a mesma coisa, só que em beneficio da própria carreira.

Marketing pessoal é a habilidade que um funcionário tem de aparecer sem ser chato, de conseguir a simpatia da chefia sem ser puxa saco.

As empresas percebem rapidamente quais são os profissionais que tem espírito de liderança com habilidades de influenciar as outras pessoas, que são formadores de opiniões.

Por outro lado, os colegas de trabalho também procuram se apoiar em pessoas em que se pode confiar, com visão do todo; com foco no resultado e nas pessoas, que entende o que esta fazendo e por que esta fazendo e sempre sugere pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o trabalho dos colegas; diferente de muitos que ficam aguardando para ter a grande idéia da vida e perde a oportunidade de ter a pequena idéia de todos os dias.

Outros pontos importantes no marketing pessoal é ter espírito de equipe, oferecendo ajuda aos colegas mesmo sem ser solicitado. Ter maturidade sabendo solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. Ser íntegro fazendo seu trabalho sem prejudicar os outros e não sendo excessivamente ambicioso, atropelando todos que aparecem pela frente. Ter visibilidade sempre sendo o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisar de um voluntario para uma tarefa. Desenvolver empatia sabendo elogiar o trabalho de um colega e reconhecer o mérito dos outros. Ser otimista e ter paciência. De todas as qualidades que devemos ter, a paciência é uma das mais importantes. A falta dela é a que mais poderá nos prejudicar.

É evidente que não adiante fazer tudo isso se não conseguir dar bons resultados de curto prazo gerando lucro para a empresa, porém, todas essas qualidades e o respeito ao próximo são fundamentais para a construção de uma imagem positiva.

Saiba também que em uma empresa sária, quem tem marketing pessoal sempre recebe atenção da chefia e apoio dos colegas, mas em empresas medíocre, a mesma pessoa pode ser vista como uma ameaça. Nesse caso não adianta querer mudar a empresa; é mais sábio mudar de empresa.

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