A arte de não atender

Todos nos consumidores desejamos esperamos sermos bem atendidos, mas nem sempre é assim, na verdade quase nunca é assim

Estamos fartos de saber que o atendimento é a porta de entrada de uma empresa e por isso é muito importante e deve ser levado a sério, o atendimento cria uma relação entre o consumidor e o fornecedor, ele é um dos fatores principais que leva o consumidor a voltar ou não a comprar de uma determinada empresa. Não é fácil encontrar um vendedor nato, aquele que possui carisma e realmente faz o que ama, a maioria são pessoas que trabalham simplesmente para ganhar o seu salário no final do mês.

Recentemente fui a uma lanchonete da minha cidade, fui atendido pela garçonete que me atendeu de forma comum, básica, apenas anotando o que escolhi o que já é esperado na maioria das lanchonetes e bares da minha região, infelizmente já estamos acostumados e quando saímos para cidades maiores vemos a diferença para melhor, mas o pior ainda estava por vir, na hora de pagar a conta me dirigi ao caixa onde estava o dono e mais um funcionário ao seu lado, entreguei a comanda, ele me passou o valor, pegou o meu cartão, passou e máquina, ele fez isso tudo sem olhar para mim, nem sabia se era homem ou mulher, mas ele tinha uma justificativa para me atender desta maneira, ele estava no meio de uma discussão com o seu funcionário referente a quantos dias de férias ele irá desfrutar, se era 30 dias em fevereiro ou 20 dias e os outros 10 dias ele compraria ou o funcionário sairia em março.

Senti-me desprezado, como se fosse um favor eu ir ate o seu estabelecimento, que faz parte de uma grande rede de franquia, alias as franquias deveriam alem de exigir padrões de alimentos e procedimentos, um atendimento de qualidade, pois isso certamente fortaleceria a rede e seus franqueados. Eu não esperava um excelente atendimento, porém nem o básico de sempre eu recebi, ao final disse-lhe obrigado e nem uma resposta obtive.

O atendimento é tão importante quanto preço e qualidade, ele cria ou destrói laços, a concorrência é cada vez maior, mas a conquista do cliente continua sendo nos detalhes.

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