A arca de Noé da Silva

Para abrir um negócio no Brasil, não basta construir um bom plano de negócio, ser expert na área, ter disposição e vontade de empreender, ter autoconfiança, aceitar correr ricos, não temer o fracasso, ser persistente.

Há poucos dias encontrei um amigo e pelo seu semblante percebi que estava furioso. Indaguei o que havia acontecido e ele disparou sua indignação;

- Para abrir um negócio no Brasil, não basta construir um bom plano de negócio, ser expert na área, ter disposição e vontade de empreender, ter autoconfiança, aceitar correr ricos, não temer o fracasso, ser persistente.

Tentei ser solidário, mas, nada contribuía para deixá-lo mais calmo, então, lembrei-me de uma estória que ouvi certa vez, não me lembro de onde.

Conta que certo dia o Senhor chamou Noé da Silva e ordenou-lhe:

- Dentro de seis meses, farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, até que todo o Brasil seja coberto pelas águas. Os maus serão destruídos, mas, quero salvar os justos e um casal de cada espécie animal.

E ordena, como na passagem bíblica, a construção de uma arca de madeira.

No tempo certo, os trovões deram o aviso e os relâmpagos cruzaram o céu. Noé da Silva chorava ajoelhado no quintal quando ouviu a voz do Senhor soar furiosa entre as nuvens.

- Onde está a arca, Noé?

- Perdoe-me, Senhor - suplicou o homem.

Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas. Teria primeiro que obter uma licença da Prefeitura e pagar altas taxas para obter o alvará.

- Que alvará? – questionou Deus.

- É que para eu construir a arca fui obrigado a abrir uma empresa.

- Hum! – resmungou Deus.

Depois me pediram cópia autenticada de CPF e Identidade e comprovante de endereço dos sócios.

- Dos sócios – questionou Deus furioso – eu não disse que era para você construir a arca sozinho?

- Disse, mas, não deixaram.

- E o que mais pediram – perguntou Deus.

- Comprovante do endereço comercial e exigiram que no contrato social fosse colocado dados de um advogado e visto do mesmo. Pediram-me ainda, para colocar o objetivo da empresa, como era segredo...

Tentei resolver o problema, como estava difícil eles disseram que iriam me ajudar, para isso acabaram me pedindo contribuição para a campanha do prefeito à reeleição. Precisando de dinheiro, fui aos bancos e não consegui empréstimos, mesmo aceitando aquelas taxas de juros. Afinal, nem teriam mesmo como me cobrar depois do dilúvio.

O Corpo de bombeiros exigiu um sistema de prevenção de incêndio, mas consegui convencer um funcionário a liberar.

Começaram então os problemas com o IBAMA para a extração da madeira. Eu disse que eram ordem suas, mas eles só queriam saber se o projeto fazia parte do PPA. Tentei falar com o relator, mas, eles estavam brigando pelo cargo no Congresso. Neste meio tempo, o IBAMA descobriu também uns casais de animais guardados em meu quintal e me aplicou uma pesada multa.

Quando resolvi começar a obra na raça, apareceu o sindicato exigindo que eu contratasse seus marceneiros com garantia de emprego por um ano.

Veio em seguida a Receita, falou em sinais exteriores de riqueza, queriam me prender, mas, consegui transformar o mandato de prisão em multa que tive que pagar a vista.

A Secretaria de Meio Ambiente pediu o Relatório de Impacto Ambiental sobre a zona a ser inundada. Quando mostrei o mapa do Brasil, chamaram o serviço psiquiátrico!

Noé terminou o relato chorando, mas, notou que o céu clareava.

- Senhor, então não irás mais destruir o Brasil?

- Não! - respondeu a voz entre as nuvens -- Alguém já se encarregou de fazer isso!

Meu amigo sorriu, e como bom empreendedor tenho certeza que ele irá atropelar as adversidades, ultrapassar os obstáculos com a vontade que lhe é peculiar de fazer acontecer.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Rubens Fava

    Rubens Fava

    Rubens Fava é formado em Ciências Econômicas e Administração com ênfase em marketing, especialização em Productivity Improvement pelo JPC – Japan Productivity Center for Sócio-Economic Development – Tokyo - Japan, Teoria das Restrições – Institute Goldratt – Saint Paul – USA., Management Study – Baldwin-Wallace College – Berea – Ohio – USA. Mestre em Administração pelo ESADE de Barcelona ES e doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - USFC. Autor dos livros Caminhos da Administração, Arauto, Gestão Empresarial – Volume II, Um tributo a Peter Drucker – capítulo 2, Gestão & Administração – A trajetória de uma executiva de sucesso e Espiritualidade Organizacional.

    É autor dos livros

    1- Caminhos da Administração.


    2- A trajetória de uma executiva de sucesso.

    3- Espiritualidade Organizacional
    café com admMinimizar