Café com ADM
#

A aprendizagem ambiental desde cedo

Neste artigo não questiono como educamos nossos jovens, apenas abordo qual a vantagem em ensinarmos desde cedo tais atitudes que serão úteis no decorrer de suas vidas

A educação é algo notável, principalmente quando vemos crianças e jovens que estão determinados a aprender sobre quaisquer questões que achamos pertinentes a nossa cultura ou sociedade. Porém, muitas crianças e jovens quase não tem oportunidade ou não recebem uma motivação necessária para um ambiente sustentável.

Quando um jovem entra em um projeto com o intuito de uma educação ambiental, é o momento de apresentar um ambiente novo, no qual o mesmo possa entender quais as melhores atitudes para se integrar em uma boa sociedade.

Ensinar melhores métodos para todos os níveis de escolaridade é uma forma de melhorar uma sociedade, quando ensinamos uma criança a não jogar lixo nas ruas, rios ou parque, quando ensinamos a escovar os dentes com a torneira fechada, isso são formas de melhorar à sociedade.

Não jogando lixo em locais da natureza, é uma forma de não poluir uma sociedade, evitando assim degradação do meio ambiente. Se todos já aprenderem que escovar os dentes com a torneira fechada, mostrando que apenas se utiliza para lavar e enxaguar apos a escovação, é uma forma de economizar água potável na sociedade, principalmente levando em conta que é algo que pode acabar.

Quando as crianças que iniciam em uma escola começam a se integrar, pode surgir projetos, como a coleta de lixo na natureza, campanhas como a do disperdicio de água, cuidado com os animais, principalmente ás crianças que geralmente gostam do convivio com eles.

Tem um provérbio Índio muito interessante que diz “ Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos”. Ou seja, pelo meu entender, nós faremos a terra para nossos filhos, e nossos filhos só seguiram com base na educação que receberem, se a educação for para uma criação de um meio ambiente ruim, teremos um meio ambiente ruim.

Agora, se tiver uma educação ambiental boa, bem estruturada, com toda certeza, não precisaremos tomar a terra emprestada de nossos filhos, nós que somos ou seremos pais. Pois, viverão em um ambiente de qualidade, que certamente será seguido.

A melhor forma de podermos conscientizar as nossas crianças a cuidarem do nosso meio ambiente e evitarmos calor excessivo, desperdícios de água e degradação da natureza, é ensinarmos desde de cedo que há possibilidade de construirmos um futuro bom e de qualidade, acredito que é o que todos desejam para nossas vidas.

Quando volta – se ao mundo empresarial, esses jovens que sigam carreiras de gestão ou não, estarão aptos a exercerem atividades de preservação do meio ambiente, exemplos, na fabricação de fontes recicláveis de produtos, aproveitamento da água da chuva, quando houver possibilidade, etc.

Isso também pode – se aplicar para que não perdamos de forma rápida, os recursos para a construção dos produtos empresariais, ou até mesmo o clima de determinadas regiões que necessitam estar mais frio ou mais quente para o ganho de empresários ou empresas.

Concluo da seguinte forma, ensinar desde cedo tais atitudes, podem auxiliar nossos futuros gestores ou profissionais de outras áreas a ajudar no crescimento de um país sustentável, com qualidade empresarial e principalmente com qualidade de vida á todos nós.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.