A Administração Tributária nas Empresas

Por Robson Ribeiro

Na atual economia globalizada, a concorrência se torna cada vez mais acirrada, e para manter-se competitiva é fundamental para uma empresa ter um controle eficiente dos custos. É neste âmbito que eu quero destacar a importância da Administração Tributária Empresarial.


Grande parte das despesas totais que incorrem por uma empresa são resultantes das obrigações tributárias e, particularmente no Brasil, os custos tributários têm um lugar de grande destaque, visto que o Sistema Tributário Brasileiro, além de ser extremamente complexo, impõe aos contribuintes uma das maiores cargas tributárias do mundo. Portanto, é de fundamental importância , para o sucesso de qualquer empresa, o gerenciamento específico da incidência tributária e a correta administração desta categoria de dispêndio.

A Administração Tributária Empresarial contribui proporcionando uma visão clara do impacto financeiro gerado em decorrência do cumprimento das obrigações tributárias, isto porque ocupa-se em fazer a ligação entre as regras do Direito Tributário, a Contabilidade e a ciência da Administração de Empresas.



Ao entender profundamente o processo, pode-se distinguir as diferentes alternativas para o devido cumprimento das obrigações tributárias, facilitando a análise administrativa dos impactos econômicos e financeiros. A implementação de uma administração tributária eficiente, resultará na maximização do cumprimento das obrigações tributárias e ainda contribuirá para reduzir o seu efeito sobre o patrimônio da empresa, decorrentes de dispêndios tributários, corroborando, assim, para a manutenção da competitividade.



Robson Ribeiro - Consultor Empresarial
http://robsonr-consultor.blogspot.com
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.