A Administração Científica ainda continua presente nos dias de hoje

Para Taylor a organização é comparada a uma máquina, com um projeto já pré-definida o salário é importante, porém não é fundamental para a satisfação do funcionário e organização é vista de uma forma fechada desvinculada do mercado e a qualificação dos funcionários passa a ser de uma forma superficial em consequência da divisão de tarefas que são executadas de maneira repetitiva

Para Taylor a organização é comparada a uma máquina, com um projeto já pré-definida o salário é importante, porém não é fundamental para a satisfação do funcionário e organização é vista de uma forma fechada desvinculada do mercado e a qualificação dos funcionários passa a ser de uma forma superficial em consequência da divisão de tarefas que são executadas de maneira repetitiva.

Vemos isso no filme Tempos Moderno que é baseado em um trabalhador (Charlie Chaplin) de uma determinada fábrica e que trabalhava em um ritmo extremamente acelerado numa linha de produção em algumas cenas ele tem os movimentos alterados por conta do trabalho acelerado e repetitivo além de uma carga horária extensa sendo obrigado a produzir sempre mais com disciplina rígida em péssimas condições de higiene, resultando grandes danos para a saúde e com máquinas de manuseio perigoso.

Com isso deu- se inicio a Revolução Industrial e veio à luta por melhores salários, melhores condições do trabalho e por uma carga horária menor, no que provocou mudanças importantes para a sociedade e para o homem com isso as relações de vida e trabalho das pessoas se transformaram significativamente.

No início da Revolução Industrial acreditava que o aumento da produção iria produzir a igualdade social, porém a abundância e as novas tecnologias ficaram restritas há poucos e só os mais ricos usufruíam dos seus benefícios.Tanto no período da Revolução Industrial como nos dias de hoje percebemos uma busca incessante das empresas pelo aprimoramento tecnológico, ampliando sua competição de mercado, que vai ficando cada vez mais cruel. Ambos os momentos foram gerando pessoas cada vez mais solitárias, com apego ao material. E apesar de tudo isso, o ser humano vai ficando mais descartável.

Revolução Industrial é considerada em três fases

A Primeira Fase ocorreu entre 1750 até cerca 1850 é assinalada pelo mecânico e desenvolvimento da indústria têxtil, a máquina a vapor, melhoria no processo de exploração do carvão mineral com a utilização de máquinas.

A Segunda Fase é destacada de 1850 até cerca de 1950 e marcou o aperfeiçoamento na produção do aço, invenção do motor de combustão interna, emprego de metais como o alumínio e o magnésio, revolução nos transportes com a introdução das locomotivas e dos navios a óleo.

A Terceira Fase que é a que vai até os dias de hoje, é caracterizada pelo surgimento de grandes complexos industriais e empresas multinacionais, desenvolvendo na indústria química e eletrônica, dependência de cada vez menos da mão de obra e muito mais tecnologias.

Contudo é importante um maior aprofundamento sobre a Revolução Industrial e seu desdobramento para poder entender melhor o avanço tecnológico e os problemas de uma sociedade industrializada.

Ainda assim nos dias atuais existem empresas que utilizam as teorias de Taylor para trabalhar e buscam a redução dos custos e aumento da produtividade, nas suas linhas de produção, identificam e contratam profissionais adequados para desenvolverem tarefas em menos tempo e de forma eficiente assim aumentando seus lucros e diminuindo seus custos de produção.

ExibirMinimizar
Digital