9 maneiras do empreendedor desenvolver uma mentalidade orientada para o sucesso

A autoconfiança permite que o empreendedor tome uma ação decisiva, e ação decisiva é o que gera confiança.

Tome um minuto para imaginar um empreendedor que você respeita profundamente. Pense nessa pessoa no início de sua carreira, trabalhando em um produto ou serviço que acabará por torná-lo grande. Independentemente de quem você tenha escolhido, é provável que o empreendedor em questão tivesse uma mentalidade orientada para o sucesso desde o início.

Empreendedores que não têm autoconfiança ou que têm uma mentalidade pessimista geralmente falham. É difícil motivar as pessoas a investir dinheiro em uma nova ideia ou trabalhar para uma empresa novata se o empreendedor por trás dela não tiver confiança. Mas ter uma mentalidade de sucesso não é apenas útil para aqueles que estão lançando um novo empreendimento. Ele também pode ajudar os leitores de todas as esferas da vida a tomar decisões mais inteligentes que resultem em melhores resultados pessoais ou de negócios.

Aqui estão nove estratégias que podem ajudá-lo a desenvolver uma mentalidade vencedora.

I) Coloque-se em situações novas e desafiadoras

Você ganha confiança ao superar desafios, mas quando não consegue se colocar em situações desafiadoras, porque supõe que o resultado não será positivo, não será capaz de crescer.

Em vez disso, desenvolva uma lista de desafios emocionantes que você está interessado em superar. Eles podem incluir explorar uma cidade estrangeira por conta própria ou se inscrever em um curso de negócios que seja desafiador. Até mesmo ser voluntariado para ajudar com um novo projeto de start up pode fornecer uma situação desafiadora que promoverá o crescimento.

Seja qual for o desafio que você selecionar, tenha certeza de que é algo que lhe interessa; Caso contrário, pode ser difícil manter o foco ao longo do caminho.

II) Esteja apto para procurar e encontrar um mentor

A orientação é frequentemente discutida em relação ao auto aperfeiçoamento e ao sucesso nos negócios. Mas muitos profissionais presumem que encontrar um mentor é tão simples quanto pedir ajuda a um profissional sênior.

No entanto, como Juliano Seabra argumenta no Endeavor Brasil, encontrar uma orientação não funciona dessa maneira. Em vez disso, os profissionais precisam se colocar em situações nas quais possam construir relacionamentos reais com líderes de negócios seniores.

Com o tempo, após a formação de um relacionamento existente, pode ser apropriado pedir orientação a um profissional sênior. Isso significa que os leitores precisarão se disponibilizar para construir relacionamentos profissionais antes que possam garantir um mentor que possa ajudá-los a crescer.

III) Encare o fracasso como oportunidade de aprendizado

Ninguém gosta, mas é obvio, porém se resultar o fracasso, então é uma excelente oportunidade de aprendizado. Se você está tendo sucesso com frequência, pode ser um sinal de que você não está se desafiando o suficiente.

Desenvolva uma mentalidade que veja o fracasso como uma experiência para aprender. Ao reformular o fracasso, você descobrirá que é mais fácil assumir riscos. Adotando essa mentalidade vai deixar você menos propenso a ansiedade, que é fundamental para criar uma atitude vencedora.

IV) Mantenha um acervo dos seus momentos de orgulho

Embora seja importante se concentrar no presente e no futuro em vez do passado, manter uma coleção de momentos de que você se orgulha pode servir como um lembrete útil quando você estiver se sentindo desmotivado. Ao revisar periodicamente os sucessos do passado, você pode encontrar inspiração para projetos futuros. No mínimo, você pode usar os sucessos do passado como forma de criar confiança a longo prazo.

V) Cerque-se com os melhores talentos

O meio ambiente desempenha um papel significativo na criação de nossa mentalidade. Afinal, somos criaturas sociais e somos influenciados por aqueles que nos rodeiam. Cerque-se de pessoas talentosas que podem lhe ensinar coisas novas e que podem incentivá-lo a crescer pessoal e profissionalmente.

Se você estiver envolvido no processo de contratação de sua organização, procure possíveis colaboradores melhores ou mais inteligentes do que você. Isso ajudará a criar um ambiente que possa consistentemente encorajá-lo a formar uma mentalidade de sucesso.

VI) Encontre uma forma de descontar-se do estresse

O empreendedor brasileiro na média trabalha mais horas por semana do que suas contrapartes em outros países desenvolvidos. Além disso, o número médio de horas trabalhadas tem crescido constantemente desde os anos 90. Infelizmente, o estresse relacionado ao trabalho tem se agitado ao mesmo tempo.

O empreendedor deve encontrar tempo para se desconectar do estresse relacionado ao trabalho, o que pode dificultar a adoção de uma mentalidade orientada para o sucesso. Viajar pode ser uma boa maneira de desconectar, assim como adotar uma prática diária de meditação e a prática de um esporte ou caminhadas diárias.

VII) Desenvolva uma rotina matinal simples

De acordo com gurus do empreendedorismo comportamental como Luiz Fernando Garcia, somos moldados por nossas rotinas matinais. Isso significa que é importante que os empreendedores interessados em desenvolver uma nova mentalidade também desenvolvam novos hábitos.

Já que sua manhã tem o poder de fazer ou "inviabilizar" seu dia inteiro, considere criar uma simples rotina matinal que posicione você para ter um dia de sucesso.

Por exemplo, acordar mais cedo do que o normal pode lhe dar tempo para se concentrar em si mesmo de maneiras que de outra forma seriam impossíveis. Com o tempo extra, você pode ir a academia, caminhada ou desenvolver uma prática de meditação para reduzir o estresse, como mencionado acima.

VIII) Ouça seus instintos

Parte do desenvolvimento de uma mentalidade vencedora é aprender a confiar em seus instintos. De acordo com o Prof. Dr. José Carlos Assis Dornelas, geralmente somos capazes de tomar decisões inteligentes quando confiamos em nossos instintos.

Confiança em seus instintos é um componente crítico do sucesso do negócio. Embora geralmente seja ideal confiar em pesquisas e dados para tomar decisões, há uma variedade de cenários em que as evidências empíricas não estão disponíveis ou são inconclusivas. Nessas situações, as pessoas com uma mentalidade vencedora estão confortáveis em tomar decisões com seu instinto. Isso lhes serve bem a longo prazo.

IX) Evite a estagnação

Se você acha que não está aprendendo coisas novas em sua vida pessoal ou profissional, é hora de mudar isso. Evite a estagnação para continuar a crescer. Isso ajudará você a enfrentar novos desafios e a superar novos obstáculos.

Desenvolver uma mentalidade de sucesso pode levar tempo. Para começar, concentre-se em aprender novas habilidades e coloque-se em novas situações. Ao vencer a adversidade, você começará a desenvolver fé em si mesmo.

Estabeleça rotinas matinais e construa uma rede de colegas talentosos e mentores, a fim de evitar a estagnação e alcançar momentos de que você possa se orgulhar.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Rafael José Pôncio

    Rafael José PôncioAdministrador Premium

    Empreendedor e Administrador de Empresas, com MBA em Franquias, e, atualmente Mestrando em Administração.

    café com admMinimizar