9 atitudes de liderança

A liderança é uma característica importante para qualquer pessoa que queira liderar . Você quais são as atitudes de liderança?

Já foi tempo que para ser chefe precisava apenas de conhecimento técnico, atualmente é necessário de diversas características pessoais para liderar uma equipe. O conhecimento técnico é importante, mas compreender a alma humana é essencial. A empresa precisa de capital, estrutura, matéria-prima e outros itens, porém são as pessoas que fazem o negócio funcionar.

Em algum momento já pensou como seria seu negócio sem as pessoas? É provável que não conseguiria administrar e produzir sozinho. A forma de gerenciar um grupo de pessoas deve ser humanizada, a fim de possuir um ambiente ideal para aumentar produtividade e eficácia de todos os colaboradores.

Todas as empresas, independente do tipo de negócio, possuem seus problemas. O que diferencia umas empresas da outras, é a capacidade da diretoria, gerência, coordenação ou supervisão de solucionar os problemas com liderança, profissionalismo e transferência.

A liderança pode ser aprendida durante a carreira, sendo assim, nunca é tarde para mudar as atitudes no dia-a-dia. Veja as dicas abaixo:

1- Valorizar todos os colaboradores, parceiros e fornecedores.

2- Estar aberto para ouvir elogios, críticas e sugestões da equipe.

3- Ter empatia em todos os momentos para evitar os conflitos e o mal-entendimento.

4- Reconhecer o trabalho de sua equipe.

5- Ser transparente com todos quando houver problemas a ser solucionados ou a empresa estiver passando por momento difícil como a crise atual no Brasil.

6- Comunique-se sempre! A má comunicação causa transtornos em todos os processos da empresa.

7- Evite gritar, esta atitude demonstra que não tem controle da situação.

8- Quando for necessário corrigir o colaborador, procure dar dicas e sugestões para melhorar e aumentar a qualidade das atividades realizadas. A maioria das vezes, as críticas não funcionam e ainda desmotivam a equipe.

9- Esteja sempre disposto trabalhar junto com sua equipe. Afinal o verdadeiro líder não manda, mas colabora com todos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento