8 dicas para tornar-se um líder de alta performance
8 dicas para tornar-se um líder de alta performance

8 dicas para tornar-se um líder de alta performance

Líderes precisam de melhores resultados e uma equipe eficiente. Quer saber como?

No mercado atual nós líderes sempre precisamos de melhores e maiores resultados a todo instante, somos cada vez mais exigidos e precisamos superar os outros e nós mesmo, fazendo melhor do que foi feito no passado, evoluir margens, prazos, controles, etc. Até aí nada de novo, não é verdade?

Mas o que fazer para ter alta performance e mais produtividade no cenário atual? Baseado na motivação da busca do melhor resultado em momentos de crise é que escrevo este artigo comentando e sugerindo o que podemos fazer para conseguirmos atingir esses resultados.

8 dicas para liderar com alta performance

  1. O líder produtivo precisa ter um planejamento claro e suas metas muito bem definidas. Apesar de óbvio, vejo muitos micros, pequenos, médios empresários e profissionais liberais sem uma meta definida como informações de data, por exemplo: "Como eu quero que minha empresa esteja daqui a 5 anos?"
  2. Flexibilidade no relacionamento com os colaboradores e clientes para atender as variações de comportamentos normais no relacionamento interpessoal. Como podemos nos relacionar melhor com um grupo de pessoas onde passamos mais tempo do que com a nossa família? E aquele cliente que você conhece há mais tempo que seu filho?
  3. Imparcialidade para manter a equipe harmonizada, democrática, unida e valorizada.
  4. Entender o fluxo da empresa, estar atento aos gargalos de produtividade, sugerir, criar inovações e sugestões de melhorias contínuas.
  5. Conhecer a concorrência, o mercado e buscar uma visão ampla e um planejamento estratégico específico do seu nicho de mercado.
  6. Saber trabalhar o desempenho e a motivação da equipe, desafiando, avaliando e compartilhando constantemente os resultados.
  7. Divulgar amplamente com argumentos sólidos tudo aquilo que seu produto ou serviço tem de diferencial, de inovação, qualidade e outros atributos diferenciados da concorrência e divulgar isso a todo o momento, incansavelmente.
  8. Capacitar a equipe com treinamentos constantes de serviços, produtos e outras qualificações. Ter uma comunicação assertiva, direta, trabalhando o feedbcak, o rapport e a confirmação, entendimento das mensagens transmitidas com a “técnica”: "O que você entendeu?"

Essas dicas me levaram a bons resultados e acredito que de alguma forma elas também poderão estar ligadas aos seus bons resultados. O que sugiro a você, meu amigo leitor, é utilizar como teste essas 8 dicas e analisar os resultados num período de 30 dias, você vai se surpreender positivamente, pode apostar.

Acredito que podemos ser melhores líderes com essas atitudes e ter uma equipe de alta performance.

Obrigado pela leitura.

Até breve!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento